terça-feira, 17 de março de 2009

Antonina cidade do apelido

Antonina tem um diversificado potencial para o turismo, mas até o momento, pouco ou quase nada foi feito para transformar o seu potencial em atrativo.
Entra governo e sai governo e a gente fica esperando que os governantes possam tirar a nossa cidade do estado de estagnação e abandono, mas esquecemos que possamos participar, com nossas idéias e experiência nesse processo de transformação.
Os artistas cantores e compositores, Rui Graciano e Soraya Valente vem a muito tempo explorando com a sua musicalidade uma das características culturais da nossa cidade, que é o apelido, através da Música dos Apelidos, gravada no primeiro CD da dupla.
Com isso começou a crescer a idéia de tornar o apelido um dos atrativos da cidade. Também venho a algum tempo trabalhando com os apelidos e dediquei um capítulo do meu livro “Crônicas da Capela” ao registro desta importante manifestação espontânea.
Como temos várias coisas em comum – além de sermos compadres – resolvemos unir os desejos e elaborar um projeto, tendo o apelido como o elemento central e articulador.
Ontem, 16 de março, às 17 h fomos recebidos pelo prefeito Canduca (apelido) e apresentamos nossa proposta, que consiste essencialmente em tornar o apelido – produto imaterial – em nosso maior atrativo e carro chefe de um programa de desenvolvimento sustentável para o nosso turismo: “Antonina a cidade do apelido”.
A apresentação que consiste em um conjunto de oito projetos, desenvolvidos em quatro anos, foi apreciada pelo prefeito. Que pela sua nítida empolgação parece ter gostado do que viu e deverá em breve nos dar um retorno sobre seu apoio.
O tema considerado é altamente abrangente e deverá sinalizar para toda uma cadeia produtiva, gerando em pequeno espaço de tempo, renda e emprego para a nossa comunidade.

Pequenas idéias, no mundo inteiro, estão sendo aproveitadas como patrimônio cultural emergente e se transformando em atrativos turísticos geradores de renda. Na Espanha tem o Museu do Pinico, o Museu da Prostituição nos EUA, o Museu da Palavra em São Paulo...E por que não explorar o Apelido em Antonina?

Por falar nisso...Qual é mesmo seu apelido?

2 comentários:

  1. òtima idéia Eduardo Bó! hehehe abraço. Lunamar

    ResponderExcluir
  2. boa ideia! meu apelido e soneca e tem uma historia muita engraçada, na epoca que desfilava na bateria da escola de samba leoes de ouro acabei dormindo em pe no meio do ensaio, como e que pode
    abraços leandro machado
    (neto de dona antonia machado)

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e se identifique.