segunda-feira, 2 de março de 2009

LITORAL PEDE INFRAESTRUTURA...

E geração de empregos
Seg, 02 de Março de 2009 00:22
http://www.correiodolitoral.com

Investimentos em infraestrutura, saneamento básico e investimentos para gerar empregos foram as principais reivindicações dos municípios do Litoral no encontro com o ministro Paulo Bernardo, neste sábado (28), em Morretes.

A reunião organizada pelo deputado federal Ângelo Vanhoni (PT) e pelo prefeito Amilton de Paula (PT), também teve a presença do secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto.

De acordo com Vanhoni o objetivo do evento, além de discutir problemas específicos de cada município, foi ampliar a comunicação entre prefeitos e governos estadual e federal. “Esperamos que este momento seja um marco para o desenvolvimento do potencial que a região litorânea possui. Que as mentes lúcidas do governo estadual e federal possam juntas com os prefeitos dar reais perspectivas de dignidade de vida para a população do litoral”, disse o deputado.

Durante o encontro, os prefeitos presentes informaram sobre os problemas de cada município e expuseram suas principais reivindicações que foram ouvidas pelos representantes do governo estadual e federal.

Eles pediram, entre as principais reivindicações, mais investimentos para área de infraestrutura e turismo. Além disso, alertaram os representantes dos governos que, apesar do potencial econômico da região, não há um planejamento para se ampliar o mercado de trabalho à população.

Também destacam-se outras reivindicações como: a dragagem do Canal de Antonina, revitalização das praias, a construção de um terminal de passageiros no Porto de Paranaguá e a construção de uma estrada em Guaraqueçaba.

Após ouvir as reivindicações, o Ministro do Planejamento Paulo Bernardo defendeu que as gestões arregacem as mangas para traçar um projeto a ser apresentado ao governo federal. “Com a necessidade de adaptação do orçamento frente à crise, o mais importante nesse momento é a existência de projetos comuns, como o que se desenha aqui hoje.”

Paulo Bernardo propôs aos prefeitos que sejam feitos os desdobramentos dos planos diretores dos municípios do litoral em um plano sustentável. “Desta forma, com o compromisso de ajuda do governo federal, é arregaçar as mangas para fazer com que o litoral paranaense resolva seus problemas e seja valorizado em seu potencial econômico, turístico e social”, concluiu.

Forte Neto concordou com a necessidade de um plano comum para a região e lembrou que “o último plano feito para o litoral foi na década de 1970″. Informou aos prefeitos que o governador Roberto Requião já assinou e autorizou o desenvolvimento do Plano Diretor de Turismo, além de estarem à disposição para juntos contribuírem num plano de sustentabilidade.

Como encaminhamento, o deputado federal Ângelo Vanhoni sugeriu a criação de um grupo de trabalho com representantes dos prefeitos, do governo estadual e federal para concretizar o plano de sustentabilidade. Vanhoni apoiou a discusão que acontece entre prefeitos e o Governo do Paraná para criar a Agência de Desenvolvimento para o Litoral.

Também estiveram presentes no evento o deputado estadual Péricles Holleben (PT), a presidente estadual do PT, Gleisi Hoffmann, o superintendente do Ibama no Paraná, José Álvaro Carneiro, o superintendente da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca no Paraná, José Wigineski, e representantes da Secretaria Estadual de Planejamento. No texto distribuído à imprensa, o PT não informou quais os prefeitos compareceram.

N.E.Blog. Gostaria de saber se o prefeito Canduca esteve presente a esta importante reunião?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.