domingo, 14 de junho de 2009

Deu na Gazeta...

Existe turismo de inverno no Paraná?
Publicado em 14/06/2009 Casto José Pereira

Enquanto o branco da neve e do frio atrai turistas a cidades do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, de São Paulo, de Minas Gerais e até às montanhas do Rio de Janeiro, aqui no Paraná, em termos de movimentação turística, passamos o inverno em branco. Além de não atrairmos turistas nenhum com o frio, nós, paranaenses, fazemos turismo de inverno em outros estados.
Por quê? Porque a cegueira dos que têm poder de decisão parece irreversível. Não querem dar o braço a torcer, não querem reconhecer o óbvio: o potencial turístico do nosso estado.
Claro que essa incredulidade acaba contaminando o empresariado. Sem um estímulo consistente, objetivo, ninguém se anima.
Também no frio do inverno – como, especialmente, no calor do verão – se confirma: quem passa pelo Paraná não é turista, é passageiro. Passa por aqui aproveitando as boas estradas, com uma velocidade incrível, em busca de outros destinos.
Definitivamente no Paraná não existe (ainda) um ponto de turismo de inverno e, no verão, todos sabem, a maioria dos paranaenses, inclusive administradores públicos, procuram as praias de outros estados.
De nada adiantou o “Plano Quatrienal para o desenvolvimento do Turismo”, lançado pelo atual governador no início da sua gestão em 2002. Os quatro anos se passaram e quase nada aconteceu. O Plano Quadrienal ficou só no papel. Agora em 2009 o plano que foi reeditado terá, por certo, o mesmo destino.
Para se avaliar o real interesse de incentivar o turismo no estado, o Banco Social, até 2006 havia estipulado um valor máximo para financiamento de R$ 5 mil. Com esse dinheiro não se compra uma charrete. Enquanto isso a Lei 12.845, de novembro de 2007, instituiu oficialmente uma política estadual de fomento ao turismo rural no estado do Rio Grande do Sul.
Hoje, a divulgação é uma indústria muito promissora. Com fotos magníficas, o Paraná tem o que mostrar: revela-se fotogênico nos folhetos distribuídos em feiras de turismo. Uma quantidade impressionante de papel é impressa todos os anos mas, comparado a outros estados, nosso turismo não evolui. Misteriosamente, esse rico material nunca chega às mãos dos verdadeiros turistas.
O Paraná tem tudo, ou quase tudo, para ser “turisticamente correto”.
Só falta vontade política (VP). Sem VP continuaremos patinando, queimando embreagem sem sair do lugar, desperdiçando nosso potencial, perdendo nosso tempo e ficando cada vez mais distantes nessa competição turística, hoje disputada pau a pau por todos os estados brasileiros.
Concluindo: os pontos para o turismo de inverno no Paraná existem. São maravilhosos e localizados em importantes municípios.
O que falta é a tal VP. O que falta é querer ver, é deixar de fechar os olhos para uma importante e lucrativa atividade, para a qual, neste momento, as faculdades públicas e particulares do Paraná estão preparando 1.700 novos turismólogos.
Pergunto: esses jovens estão sendo preparados para trabalhar com quem?
Casto José Pereira é empresário do turismo rural.

N.E.do Blog: Infelizmente continuamos em mãos erradas, e também somos culpados pelo espírito paternalista e pela falta de reação. Se ao menos xingamento fosse atrativo turistico, nosso governador seria o maior marketeiro. De concreto mesmo nos resta um governo minimalista para o turismo. Por aqui ainda bem que acontece (?) o Festival de Inverno da Ufpr, responsavel pela oxigenação do empresariado da área do turismo. Bó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.