quarta-feira, 24 de junho de 2009

Hoje é dia de São João...

E lembro bem das festas juninas do meu tempo de criança. A melhor e a mais importante, para mim, era a Festa da Fogueira da Caserna dos Escoteiros. Seu Maneco Picanço organizava a tropa e dividia as tarefas por patrulhas. A do Cão, da Águia, da Raposa...Os Lobinhos e os Seniores. Lá íamos nós, facão na mão, até o morro do Bom Brinquedo, cortar bambu para ornamentar o local. As bandeirinhas eram preparadas pelo seu Maneco, em seu próprio armazém de secos e molhados, nas horas vagas. Cada “patrulha” comercializava alguma coisa: quentão, batata-doce, pinhão...Etc. O ponto alto da festa era a dança da quadrilha, quase sempre pontuada por Wilson Cavalcanti ou Pelego. Outras atrações eram o Pau-de-sebo, Quebra-pote e a Árvore da Surpresa. Que consistia em uma árvore cheia de presentes colocada no meio da fogueira, e em um determinado momento a árvore tombava e a criançada fazia a festa. Alegria total. Bom mesmo era o espírito social, pois a pequena arrecadação ficava com cada acantonamento para melhorar suas instalações.
Bons tempos. A gente era feliz e não sabia.

2 comentários:

  1. eduardo, também lembro daqueles dias.seu maneco cobrava que os uniformes da tropa estivessem impecável.no pau de sebo era amarrado em sua extremidade no alto uma cédula(DINHEIRO)o que tornava acirrada a disputa para arrebata-la. bons tempos que lembro com saudade.
    abraços beto fpolis/SC chuva

    ResponderExcluir
  2. Bons tempos??? Era ótimo...

    Lembro de tudo isso, mas o que mais lembro mesmo, eram das músicas que tocavam na caserna e uma delas era Happy de Michal Jackson...

    HAPPY
    SADNESS HAD BEEN
    CLOSE AS MY NEXTER KIN
    THEN HAPPY CAME ONE DAY
    AND CHASE MY BLUES AWAY
    MY LIFE BECAME ONE HAPPY SMILE...


    SWEET LIKE CANDY TO A CHILD
    Terno como um doce para uma criança

    Quanta saudades.

    Um abraço Bó


    Neutinho

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e se identifique.