sábado, 11 de julho de 2009

Vale a pena ler de novo

Publicado no blog em 11 de julho de 2002 e no livro "Crônicas da Capela"
ANTONINA EM TEMPO DE FESTIVAL

Realizado desde 1991, a cada ano vem se renovando e enriquecendo a cidade com suas oficinas e espetáculos abertos ao público de todas as idades e gostos. A cidade fica mais alegre, as pessoas participam das atividades e sabem muito bem receber os milhares de visitantes de vários cantos do país.

Em sua 12º edição, o Festival de Inverno oferta mais de 70 oficinas nas áreas das artes plásticas, música, literatura, teatro e circo com mais de 1400 vagas disponíveis. Mais de 20 espetáculos serão apresentados ao público durante a semana, todos gratuitos, com apresentações nas ruas da cidade, em igrejas, no Teatro Municipal e no já tradicional Palco Principal, instalado ao longo da Rua. Dr. Carlos Gomes da Costa. A abertura oficial do evento está prevista para as 21 horas do sábado-13, com um espetáculo performático da Cia. De Acrobacias Aéreas, antecipando o show do artista Chico César e Banda. Durante toda a semana acontecerão espetáculos a partir do meio dia até às 24 horas. Como show de encerramento, sábado-20, também às 21 horas o espetáculo ficará por conta de Lobão e sua Banda. Outros tipos de atividades também estarão acontecendo, como Exposição dos Artistas que ministram cursos no Festival, exposição de fotografias, ciclo de palestras “O artista na Universidade”, Praça de Recreação com Gincana, passeio ciclístico e caminhada ecológica pelas trilhas da cidade. Uma bela e intensa programação envolverá milhares de pessoas, desde crianças a partir de sete anos até o mais disposto cidadão de qualquer idade, dispostos a experimentar novos conhecimentos e convivências.
Sem nenhuma dúvida o Festival de Inverno da Ufpr, é o melhor evento realizado em nossa cidade, não somente pela qualidade da proposta - que de alguma maneira vem contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da nossa comunidade, através do acúmulo de conhecimento e da troca de informação – como também pela movimentação do nosso comércio, principalmente para a pequena rede hoteleira, de restaurantes e similares. Antonina revive seus dias de glória com a chegada do Festival. As ruas ficam movimentadas, é pessoal que vai e vem, gente bonita e educada olha a cidade com respeito e carinho. Os artistas e professores com suas permanências nos orgulham e valorizam a nossa tão gasta “auto-estima”. Nós os antoninenses não somos somente apreciadores. A nossa paisagem, a nossa baia com suas montanhas, as nossas casas e monumentos, as nossas comidas, a nossa maneira de ser, ou seja, a nossa cultura, soma-se à programação feita pela Universidade, criando um verdadeiro estado de espírito que é o Festival de Inverno.

Se você não pode participar inteiramente do Festival, não faz mal. Pegue a família durante o período de 13 a 20 de julho e faça um passeio até a nossa cidade. Programe-se: desça pela Estrada da Graciosa (não paga pedágio e é uma maravilha o passeio) e chegue bem antes do almoço. Vá até o QG do Festival (Salão Paroquial, na praça Cel. Macedo) e pegue a programação do dia. Às 12:30 h você poderá assistir uma apresentação de teatro em plena avenida. Faça um aperitivo no Bar da Maria Alice, no Píer; na cantina dos amigos Djalma e Nica ou no Caiçarinha ( todos pertos do Mercado Municipal). Deixe um espaço para o almoço e saboreie um bom barreado (o autêntico) no Restaurante do Jóca, no Le Bistrô, no Maré Alta, no Buganvil ou aproveite e dê um passeio até a Ponta da Pita e experimente a boa comidinha do Zeppelin. Após uma descansadinha, aproveite que às 14 h, o barco Dom Antonio zarpa para mais um passeio programado pela belíssima paisagem da nossa baía (o barco sai do trapiche municipal em vários horários). Depois é claro, relaxe, porque tem muita coisa pela frente. Dê uma volta pela cidade para sentir o espírito do Festival, você irá encontrar sempre uma atividade agradável. Ou somente curta o ar da nossa arquitetura colonial. Passe pela lojinha da APAE e compre as belas peças de cerâmica produzidas na instituição. Daí aguarde um pouquinho, porque a partir das 18:30 h estarão acontecendo apresentações públicas pelas ruas da cidade, na Igreja Matriz, no Teatro Municipal, no Circo e às 21 horas no Palco Principal. Lá pelas 23 h está na hora de “subir a serra”, ou dar uma esticadela se hospedando na casa de um amigo ou parente, porque todos os hotéis estão lotados. Com certeza você irá gostar da nossa programação. Divulgue para os amigos e traga toda a família. A alegria do Festival e as belezas da nossa cidade irão te envolver. Experimente!

N.E. do blog: É bom rever os conceitos e continuar acreditando na importância do evento, para a cidade, para a universidade e para todos. Sobre o festival que será aberto oficialmente amanhã, espero comentar após sua realização, pois acredito em muitas novidades para o próximo, o 20o, porque esse...Sem comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.