terça-feira, 21 de julho de 2009

VALE A PENA LER DE NOVO


Publicado no jornal eletrônico Antoninaonline em 23 de julho de 2002 e no livro "Crônicas da Capela"
O CASO BRASÍLIO MACHADO

ASSEMBLÉIA COMUNITÁRIA
Segunda-feira 22 de julho, no auditório da Liga, foi realizada uma reunião aberta a comunidade para esclarecimentos sobre a atual situação da Escola. Após as devidas elucidações, por vontade dos presentes, a reunião se transformou em Assembléia Comunitária com direito a deliberações sobre o referido caso. Estiveram presentes mais de 65 pessoas, entre professores, ex-alunos, direção e interessados da comunidade. Também pudemos contar com representante da Associação dos Professores do Paraná-APP-Sind. Após a elaboração da pauta, foi dado início as discussões, onde pudemos ouvir dezenas de manifestações sobre a importância da nossa escola, sua simbologia para a comunidade e propostas para a sua ocupação. O emocional pairou pelo ar e o sentimento coletivo sinalizava para a não aceitação do desaparecimento do “Brasílio Machado”. Após inúmeras discussões, foram votadas as propostas encaminhadas à mesa diretora. Ficou aprovada por unanimidade a formação da Comissão de Mobilização, que irá se reunir quarta-feira, 24, às 20 h nas dependências da Escola, para elaborar as estratégias de mobilização, o calendário de atividades e a manifestação pública. Foi também marcado para a próxima segunda-feira, 29, às 20 h nas dependências da Escola uma nova assembléia para discussão e aprovação das propostas da Comissão de Mobilização e formação da Comissão Pedagógica, que irá elaborar as propostas que serão apresentadas para a SEED.

O momento é delicado. É preciso a união de todos, independente de posição política partidária, para que possamos convencer o Governo do Estado da importância da permanência da nossa Escola. Somente a fria justificativa numérica que nos mostraram, quanto ao atual perfil (que nem isso eles acertaram, dizem que temos 177 matrículas, mas segundo dados da Direção, o total é de 310 alunos) não lhes dá o direito de passar uma borracha em nossa história, em nossa identidade. Quantos alunos freqüentaram a Escola Dr. Brasílio Machado nos seus 117 anos de existência? Será que esses números são poucos? Que culpa temos se a prefeitura (sem nenhuma visão educacional), resolveu construir um novo colégio, retirando os alunos da nossa mais importante escola? É hora de mobilização, telefone para os seus amigos, participe das assembléias e das atividades, vá para a rua e fale pra todo mundo. Ponha a “Boca no Trombone” avise todos os antoninenses que iremos fazer uma grande concentração em defesa da nossa história. Fique ligado. Vamos falar ao Paraná e ao Brasil o que este governo quer fazer: fechar a segunda mais antiga Escola Pública do Paraná, a Escola Dr. Brasílio Machado de Antonina. Nós não iremos permitir. Participe!

A Escola Estadual Dr. Brasílio Machado foi fundada em 15 de agosto de 1885, com o nome de Casa Escolar Dr. Brasílio Machado, então presidente da província do Paraná. Em 1912 passou a categoria de Grupo Escolar. Inicialmente contava apenas com duas salas e cerca de 50 alunos, mas com o decorrer dos anos foram construídas novas salas e dependências além de várias reformas, o que lhe deu a estrutura atual. Nos últimos 10 anos não foi realizada nenhuma reforma no prédio, estando atualmente com uma aparência de total abandono e sucateamento, suas janelas estão quebradas e sem vidros, a última pintura externa foi feita em 1992 pela prefeitura. Hoje atende 310 alunos matriculados no curso supletivo de primeiro grau, no período da noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.