quarta-feira, 18 de agosto de 2010

AGORA É HORA DA POLÍTICA

De agora em diante, até o dia três de outubro o assunto mais importante é sobre as eleições. Os candidatos já deram seu ar da graça com o início da campanha pela televisão. Infelizmente o meio e os marqueteiros tornaram as falas tão programadas e controladas que para nós mortais tudo parece muito igual. Barbas feitas, cabelos aparados, maquiagem, sorrisos controlados e nenhuma agressão para não afugentar a possibilidade de conquista. Os candidatos estão aí, tem para todos os gostos é só escolher.

A cidade também já está tomando um ar da graça democrática. Dezenas de bandeirolas anunciam as candidaturas e espaços são ocupados por comitês políticos. Foi dado início a caçada aos eleitores, fique de olho.
Independente de termos nossos poderes municipais constituídos, sinto que assim mesmo, carecemos de uma verdadeira e confiável liderança. Nosso atual prefeito que deveria tomar para si as benesses do momento, por ter sido o último contemplado com a confiança da maioria da população, hoje padece. Não consegue sequer agregar seus subordinados em uma única candidatura. Aliás, ninguém até o momento sabe quais candidaturas irá apoiar.

Esse vácuo de liderança oportuniza o surgimento dos mais variados e desagradáveis pseudo-s puxadores de campanha, loteando totalmente o nosso já desvalido colégio eleitoral, e ainda colabora com o ressurgimento das velhas e surrupiadas “ratazanas”, que permaneciam até então, escondidas em suas tocas, a espera de uma nova oportunidade.

Infelizmente ainda não aprendemos a votar em nossos pares, principalmente nas eleições proporcionais. Preferimos candidatos de outras regiões e nos contentamos com um certo “mando político” resultando em favores e migalhas, quando conseguimos que um candidato por aqui mais votado seja eleito.

O voto distrital, salvação da lavoura, ainda não foi aprovado e nem ao menos faz parte das reformas prometidas. Poderia ser um instrumento de transformação, para que pudéssemos enxergar o nosso irmão ou visinho como companheiro e representante. Continuamos votando em estranhos e colocando azeitona em empada alheia.
Os próprios candidatos a deputados do litoral, principalmente os parnanguáras – único colégio que poderia eleger algum representante – sequer tem a sensibilidade e a capacidade de conquistar os eleitores das outros seis municípios da região e ter uma visão ampliada. Nossos prefeitos e vereadores somente conseguem olhar para seus interesses pessoais e não agregam forças para que realmente pudéssemos tornar nossa região politicamente forte e representativa.
Que temos um grande colégio eleitoral, temos. Somos mais de 200 mil eleitores e não conseguimos sequer eleger um deputado federal e um estadual.
As eleições estão aí, e vamos ter que votar em alguém.
Que tal votar nos candidatos do litoral?

2 comentários:

  1. Politicos sofrem de UMBIGOISMO, não fazem nada mais do que cuidar de seu proprio interesse politico e financeiro...
    Isto me leva a pensar se realmente vale a pena votar. É terrivel não termos opsção em quem votar, ou votar na quele candidato menos pior...
    A politica deste pais é sórdida, hipócrita, sem valor moral nenhum, uma politica feita de acordos nojentos que um quer dar a rasteira no outro.
    Está é a politica do UMBIGOISMO!!!

    ResponderExcluir
  2. Amigos votem em candidatos de primeira eleição, infelizmente o litoral só tem candidatos do Umbigoísmo que nem meu amigo Tony escreveu.

    Queria muito votar em alguém do litoral, ficou difícil. Voto em candidato de primeira eleição (Deputados F e E).

    Abraço Bó.
    Reginaldo

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e se identifique.