sexta-feira, 5 de novembro de 2010

213 ANOS


Amanhã, 6 de novembro, Antonina estará completando 213 anos de fundação como cidade,  considerando que a fundação de uma cidade é a criação de sua vida político-administrativa (instalação da vila e da câmara municipal), e aconteceu através da portaria emitida pelo governador da Capitania Geral de São Paulo, Antonio Manoel de Melo Castro e Mendonça, em 29 de agosto de 1797 (Ermelino de Leão, Homens e Fatos, 1918).

A cidade deverá comemorar como de costume, com concentração da comunidade estudantil na Praça Coronel Macedo, às 9 horas, seguido de desfile pela Carlos Gomes da Costa. Apesar da nossa centenária existência, continuamos a espera de melhores dias para o desenvolvimento, cantado em todos os rincões deste imenso país.
Como velho realista esperançoso (Ariano Suassuna), pelo andor da carruagem, creio que vivemos um momento muito especial, pois paira no ar interesses de empresários em investir em nossa cidade, independente da vontade dos nossos políticos de plantão. Antonina insiste em se afirmar como um lugar importante, de logística viável para médios investimentos, nas áreas portuária e do turismo. Olhe...Sinto uma nova atmosfera no ar, mas ainda é cedo para comemorações.
Falando ainda sobre nossa idade. Não podemos deixar de lembrar datas importantes que marcam a nossa história, anterior a constituição da Vila Antonina. 
Em 1648 - Os primeiros sesmeiros, Pedro Uzeda, Manoel Duarte e Antonio de Leão, receberam a concessão do capitão povoador de Paranaguá, Gabriel de Lara; em 1712 - A importância do povoador Capitão-Mor Manuel do Valle Porto, que se estabelece no Morro da Graciosa, mas somente em 12 de janeiro de 1713 recebe doação das terras do provedor João Rodrigues França. Vale Porto é considerado por Ermelino de Leão, o fundador da cidade; em 1714 - Em 12 de setembro, foi autorizada a construção da capela de Nossa Senhora do Pilar da Graciosa, pelo bispo do Rio de Janeiro, D. Franscisco de São Jerônimo, edificada em terras doadas por Vale Porto; em 02 de maio 1719 criação da Freguesia de Nossa Senhora do Pilar da Graciosa. Em 185721 de janeiro, pela lei provincial N°14, Antonina foi elevada à categoria de cidade (texto extraído do Relatório da Comissão Especial para estudar a data de fundação e o hino oficial 01/03/2010).

Data de Fundação e Hino Oficial
Até o presente momento, o prefeito Carlos Augusto Machado, ainda não enviou a Câmara de Vereadores, projeto de Lei que estabelece o dia 06 de novembro de 1797 como a data de fundação da cidade, e reconhece o Hino a Antonina, de autoria de Francisco Pereira da Silva, com Música do Maestro Bento Mussurunga, como o hino oficial do município.
Os questionamentos continuam sobre a “verdadeira” data de fundação da cidade e agora ainda mais, pois não sabemos se o nosso alcaide não enviou o projeto de Lei, por não aceitar o relatório da comissão, ou por total desleixo. Fala prefeito!

Antonina Viva
Apesar dos anseios constantes por melhores dias, continuamos vivos e amando esta terra  cultivada no cantinho do Oceano Atlântico, encostada a grande muralha da Serra do Mar.
Parabéns Antonina, dos seus filhos presentes, ausentes e distantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.