segunda-feira, 22 de novembro de 2010

"Bela" Ponta da Pita

O recanto da Ponta da Pita é um dos mais tradicionais da cidade. Quem é que por aqui viveu sua infância e adolescência que não se banhou nas águas lodosas da Ponta da Pita? Alias, até os anos sessenta a linha de ônibus somente chegava ao Matarazzo, o pessoal descia no ponto final - aproveitava para tomar uma suculenta garapa - e caminhava o trecho até a Prainha – primeira parada. Para se ir até a pedra da Pita, era necessário atravessar um trecho de mangue para descortinar aquela exuberante pedra que avançava ao oceano. Quase sempre éramos surpreendidos por um vapor – navio – que cruzava a paisagem.
Em cinquenta anos muitas coisas mudaram. O local foi urbanizado nos anos oitenta, ganhou rua com calçamento, banheiro público com posto policial. Restaurantes e lanchonetes lá se instalaram e até ganhou linha de ônibus mais próximo. A população, até então de pescadores, partilhou com novas moradas construídas por frequentadores de finais de semana. E realmente virou um belo e aprazível ponto de encontro para os amantes da natureza e de uma boa prosa, acompanhada de um peixe frito e cerveja bem gelada.
Nos últimos dez anos, acompanhamos o lento sucateamento do local. O constante assoreamento da baía contribuiu com o crescimento de uma vegetação ribeirinha que toma conta do pequeno espaço de areia. A iluminação é precária e a ausência de um policiamento é constante, dando espaço ao vandalismo e a ocupação desordenada por pessoas e veículos.
Os banheiros públicos estão fechados e sequer pode-se contar com a presença diária de um funcionário público para limpar o pouco espaço de areia que ainda resta. O mato tomou conta de mais da metade do já restrito espaço para banho. Somado ainda à poluição das águas, causada pelo esgoto jogado sem a mínima restrição pela comunidade e a grande quantidade de lixo doméstico.
Mas com tudo isso o local continua encantador. Pois é muito bom ter acesso às águas da baía e ver do outro lado o conjunto de montanhas que formam o paredão divisório da Serra do Mar, e ainda, deslumbrar o colorido dos veleiros que inflam na paisagem.
Mas tudo poderia ser bem melhor.

Ações emergências
O local e a natureza pedem SOCORRO, mas parece que “continuamos” surdos, e não ouvimos as lentas e contínuas manifestações de alerta, que é passada as pessoas e visitantes mais atentos e exigentes. A Pita pede socorre Gente!
É preciso que o poder público faça sua parte, na limpeza, varrição, capinação, coleta de lixo,  iluminação, segurança e sinalização. Mas também a comunidade precisa se alfabetizar com a linguagem do seu próprio “habitat” e inicie ações que beneficiem e melhore em definitivo a aparência e os serviços do local, ou seja, melhorias na sua própria qualidade de vida. A poluição, o mato e o lixo são os fatores mais emergências que precisam ser tratados. Dezembro está aí, a temporada de verão está iniciando. Mas enquanto ações definitivas de políticas públicas não forem ali executadas, que se maquie a bela e sucateada Ponta da Pita. Deixando-a mais bonita e confortável, para que a comunidade e os frequentadores possam continuar prazerosamente convivendo, neste recanto que faz parte da nossa memória de bem viver. Visite a Ponta da Pita...Limpa vale muito mais a pena.
O mato toma conta do local (foto 20/11/2010)
A projeção é que em menos de dois anos o mato tome conta de toda a orla.
De outro ponto de vista da para visualizar melhor o pequeno espaço de areia que ainda resta.
Com um trabalho de limpeza e corte da vegetação recupera-se o espaço da praia/projeção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.