segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Empresa deverá se instalar em Antonina

Empresa de São José dos Pinhais pretende deve ser a primeira empresa instalada em Antonina para atender a demanda da exploração do pré-sal.

Na quinta-feira (11), à tarde, o diretor da Vetor Tecnologia Lauro Mathias Neto entregou pessoalmente ao superintendente dos Portos do Paraná, Mário Lobo Filho um Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) para a instalação de um estaleiro naval e de uma fábrica de tancagens na área do porto de Antonina.

“Para nós isso é um avanço. Este é um dos primeiros arrendamentos desta natureza no país e a possibilidade de Antonina receber um empreendimento deste tipo é um marco na história do Porto”, afirmou o superintendente.

De acordo com Mathias Neto, o EVTE foi elaborado nos moldes exigidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). “O estudo demonstra a viabilidade de instalação de uma indústria metal mecânica e de reparos navais em Antonina. Com isso, poderemos atender toda a demanda portuária existente hoje em serviços desta natureza, além de atender ás demandas futuras com a exploração do pré-sal”, explicou.

Para Mário Lobo, a demanda apresentada pela Vetor Tecnologia vem ao encontro da vocação portuária já identificada em Antonina. “Já identificamos a vocação de Antonina para receber indústrias de reparos navais. E é importante ressaltar que este é o primeiro Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica que recebemos aqui na Appa. Trata-se de uma forma mais transparente de fazer arrendamentos na área do porto, seguindo as normas e determinações da Antaq”, explicou o superintendente.

“Hoje não existem investimentos deste tipo no Litoral do Paraná. Já atendemos obras em toda a região, mas, com uma sede instalada, poderemos gerar mais empregos e não somente contratos temporários”, explica Mathias Neto.

Para o diretor do Porto de Antonina, Paulo Rocha, a instalação de uma indústria metal mecânica em Antonina atende perfeitamente às demandas do porto. “Temos localização estratégica e áreas ociosas para receber este tipo de empreendimento. Além disso, trata-se de uma atividade completamente limpa, sem impactos ambientais”, destacou.

Com a instalação da empresa, Rocha disse que a expectativa é que sejam gerados 250 empregos diretos e outros 250 indiretos na cidade.

Tramitação – Uma vez entregue o estudo, a Appa irá alimentar o sistema da Antaq e responder a um check list. Se forem atendidas todas as demandas da Agência, a Appa recebe autorização para licitar a área pleiteada. De acordo com a Vetor Tecnologia, caso vençam o processo licitatório, a indústria deve estar instalada em Antonina no prazo de um ano.

Fonte: Appa - portal Correio do Litoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.