terça-feira, 2 de novembro de 2010

VALE A PENA LER DE NOVO

31 de outubro de  2002  Publicado no jornal eletrônico antoninaonline-palavradobó  
A GENTE JÁ SABIA...DEU LULA...LÁ E AQUI TAMBÉM.

Resultados em Antonina para Presidente: Lula-13 (PT) 5.629 votos (56%); Serra-45 (PSDB) 4.306 votos (43%); abstenções 3.206 ; brancos 233; nulos 834; comparecimento 11.002; total de eleitores 14.208. Para Governador : :Álvaro Dias-12 (PDT) 5.254 votos (53,9%); Requião-15 (PMDB) 4.488 votos (46%); brancos 302; nulos 958 votos.

Segunda-feira, 28, o país acordou diferente, pois a onda vermelha de esperança superou o estado de medo propagado pelos homens que estão no poder. A legitimidade popular representada por mais de 60 milhões de votos tornou o metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da 11ª economia do mundo, mas por si só, não será suficiente para que o novo governo atenda de imediato todas as necessidades dramáticas da nação.
É preciso um pacto social para que possamos construir um novo país mais justo, mais fraterno e mais solidário. O empenho de todas as forças, dos que votaram ou não no Lula, num jogo positivo em que o interesse maior seja este país chamado Brasil. Não vamos nos iludir achando que as mudanças aparecerão da noite para o dia. É preciso muito planejamento, intensas e incansáveis negociações com o parlamento e muita vontade política, ingrediente essencial da figura do novo presidente eleito.
As mudanças virão lentas e graduais, e o país experimentará uma nova maneira comportamental de um governo, que se faz representar por um forte partido político, nascido no seio dos movimentos trabalhistas. Sim as mudanças virão, mas é preciso nesse momento encher os nossos olhos de esperança e começar a mudança por nós mesmos. Pois só se muda um país, um estado ou uma cidade, quando a gente também muda.Muda Brasil!

Frases de LULA:
“A nossa chegada à Presidência da República é fruto de um vasto esforço coletivo, realizado, ao longo de décadas, por inúmeros democratas e lutadores sociais...”
“ Não vou decepcionar o povo brasileiro. A manifestação que brotou ontem do fundo da alma dos meus compatriotas será a minha  inspiração e a minha bússola. Serei, a partir de 1º de janeiro, o presidente de todos os brasileiros e brasileiras...”
“Se ao final do meu mandato, cada brasileiro puder se alimentar três vezes ao dia, terei realizado a missão de minha vida...”.




Os resultados no Paraná foram os seguintes:
Presidente: Lula (PT) 2.929.427 votos (59.2%); Serra (PSDB) 2.017.198 votos (40.7%).
Governador: Roberto Requião (PMDB) 2.681.811 votos (55.1%); Álvaro Dias (PDT) 2.180.922 (44.8%).


Em Antonina, o resultado das eleições para presidente acompanhou a tendência nacional, também deu Lula no primeiro e segundo turnos. Enquanto Lula teve 43.9% de votos no primeiro turno, no segundo obteve um crescimento 12.1%, totalizando 56% dos votos válidos; enquanto Serra obteve 19.3% no primeiro turno e 43% no segundo, crescendo 23.9%, votos em grande parte transferidos de Garotinho que obteve 30.3% no primeiro turno (segundo mais votado). Para governador quem cresceu mesmo foi a candidatura Requião, que teve somente 15.2% no primeiro turno, subindo para 46% no turno seguinte, com um crescimento de 30,8%. Por mais que o mais votado na cidade foi o candidato Álvaro Dias, com 53,9% dos votos, o seu crescimento foi de 21.9% , acrescidos aos 32% do primeiro turno. Apesar da candidatura Roberto Requião não ter sido a mais votada em nossa cidade, o seu crescimento se deu ao trabalho da militância dos partidos que o apoiaram, como o PT e o PPS; e do Álvaro, graças ao uso escancarado da máquina da prefeitura, que colocou  a “Turma da Mônica”, digo, os funcionários da prefeitura, para uma deslavada caça aos eleitores. Muita gente que se diz político ficou em cima do muro, aguardando o resultado. Espantoso mesmo foi o número de votos brancos, nulos e abstenções que somados totalizam 4.273 votos (30%), quase se igualando a votação do segundo colocado.

E A VIDA CONTINUA...
 Apesar do momento de esperança em que o nosso país emerge, chega uma hora em que a gente pára e começa a pensar, que a vida continua. O país é um grande espaço topográfico e político, muitas vezes totalmente surreal. Nós humanos vivemos nos municípios, nas cidades. E é em nossa cidade que a gente precisa de emprego, habitação, segurança, saúde e lazer. É aqui que a gente tem que ser feliz.


Agora, passado o processo eleitoral é hora de avaliar os resultados.  Para uns uma total decepção, perderam o mando político e sentem a flor-da-pele a ocupação dos seus espaços, alguns até terão que se enfileirar ao grupo dos desempregados.  Para outros, os considerados “vitoriosos”, renova-se a esperança na busca de dias melhores e abertura de novos espaços políticos. Novos grupos surgirão na cidade, contribuindo de alguma maneira para a geração de novas lideranças e abertura de um processo de construção de uma vida melhor. A turma da barba e da estrela vermelha, tanto temida durante mais de duas décadas, se torna “onda” e vence a barreira do preconceito. Antonina também participa deste momento, aqui as coisas também tendem a mudar. A relação de arrogância da administração municipal com os munícipes deverá passar por uma transformação, caso contrário, enfrentará enormes turbulências promovidas pela oposição, que deverá a partir de agora, dar início a construção de novas candidaturas para 2004.                                                         

A alternância do poder é fundamental para o fortalecimento do processo democrático. Precisamos entender que o poder público nada mais é que um momento passageiro em nosso processo de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.