quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Novo Hospital

É muito bom ouvir falar que a prefeitura irá construir um novo hospital em nossa cidade. Pô...Se tiver alguém contra a construção de um novo hospital para a cidade, por favor, interne o cara. Claro que precisamos há muito tempo de melhorias para o setor de saúde. Precisamos de um bom pronto atendimento, de especialidades, de programas de saúde preventivo, de melhorias na qualificação e na remuneração dos trabalhadores da saúde...Etc...Etc...Etc. Também precisamos de maior transparência e participação da comunidade nas decisões, principalmente quando se tratar de endividamento público a ser pago pelos míseros e diminutos recursos oriundos da nossa já minguada arrecadação. Não sei por que o Estado não assumiu os ônus?
Não só teremos que pagar a conta da nova construção, como também dos alugueres que deverão ser quitados com o proprietário do imóvel que foi alugado para o atendimento provisório das atividades de saúde em nossa cidade. Ou seja, o Hospital mudou de endereço.
Quanto realmente irá nos custar esta “bela” construção? Também gostaria de saber, quanto será investido – e por quem – para reequipar o novo hospital. Porque realmente não dá para levar às novas instalações, aqueles móveis sucateados, quebrados e enferrujados. Quanto será o investimento em capacitação e contratação de pessoal? Estas e outras perguntas rondam o imaginário da população que quer, precisa e merece um local digno e decente para tratar de suas doenças.
O que não podemos permitir é “ganharmos”, digo, pagarmos uma roupa nova e continuar com a cueca selada. Espero que o senhor Secretário Municipal da Saúde – que considero uma pessoa séria, até o momento – tenha calculado e planejado a obra como um todo. Caso contrário, em muito breve estaremos convivendo com mais um “elefante branco” inacabado e uma dívida impagável, herdada pelo próximo mandatário. Que se faça um “belo” e funcional hospital.

Geração de Renda

Construir obras para a Saúde e para a Educação é um nobre investimento. Toda construção exige gastos com projetos, execução e principalmente com manutenção. Conta que poucos políticos sabem fazer, e nunca entra no seu orçamento. A arrecadação do nosso município vem despencando assustadoramente.Tanto é que em meados do ano passado, vários cargos importantes do executivo foram desocupados, para contenção de despesas com pessoal.
O que não mais podemos, é continuar cortando as pernas da aranha e exigir que ela ande perfeitamente. Até chegar a conclusão que aranha sem perna...É surda. Ou seja, com outras palavras: “continuar culpando os funcionários pela péssima performance da gestão”.
É preciso URGENTEMENTE, olhar a cidade, entende-la como uma célula viva e transformar suas vocações em renda. Atitude totalmente desconhecida pela atual administração. Gasta muito e não sabe transformar nossas vocações em trabalho e geração de renda. Aguardem o rombo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.