segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Sempre quando começa o ano, a gente se compromete com novos desejos, mas nem sempre a disciplina faz com que todos sejam realizados.
“Em 2011, vou acordar mais cedo e fazer caminhada diariamente”. “Vou rever minhas diferenças com o vizinho... Serei mais maleável”. “Não vou entrar no vermelho no supercheque e as compras no cartão de crédito pagarei na primeira apresentação”. “A reforma da churrasqueira finalmente será feita”. Bem...Não posso esquecer de agendar as consultas com o cardiologista e o urologista. “Vou dedicar mais tempo a família e principalmente aos filhos”. “O carro... Por favor, acho que este ano vai dar para trocar”. E aquele livro que comprei e nem sequer abri? “Vou participar mais ativamente da vida política da cidade, começando pelo meu bairro”. "Tentarei ir aos mesmos lugares, mas por outros caminhos, para descobrir coisas diferentes e tão próximas, mas que as desconheço”. Estas e outras indagações devem fazer parte da consciência de milhares de pessoas, que fazem do início do ano, um momento de reflexão e planejamento. Desejar é o primeiro passo para a realização.
Em 2005, depois de completar trinta e oito anos de trabalho com carteira registrada e solicitar meu desligamento da responsabilidade de empregado, tentei traçar pequenas e importantes metas para os anos subseqüentes. No mesmo ano, exerci cargo político em nossa cidade, na pasta do Turismo. Em 2006 me aventurei em uma nova área e abri uma Agencia de Viagens, da qual me desliguei no final de 2008. Também lancei o livro “Crônicas da Capela” uma coletânea de matérias veiculadas em meu Blog.
Já em 2009 retomei minhas atividades nas áreas da fotografia e do ensino e tentei – com alguns parceiros - montar projetos para a cidade, os quais infelizmente, não encontraram ressonância pelo poder público local. Fui acolhido pelo pessoal do SESC Paranaguá e realizei vários cursos de fotografia em cidades do litoral e no Festival de Inverno da UFPR em 2010.
Ano passado além de ter uma agenda comprometida com a realização de cursos, também participei em dois momentos como jurado de Salões de Arte pelo interior do estado, promovidos pela Secretaria da Cultura do Paraná e na elaboração de um projeto para 2011, meu novo livro de fotografias “Carnaval de Antonina-35 anos de cumplicidade” que teve sua aprovação pelo Ministério da Cultura, no mês de agosto.
Para o ano que se inicia, a tarefa maior é o cumprimento do cronograma estabelecido pelo projeto do livro, que ainda se encontra em período de captação de recursos. As primeiras ações deverão ser iniciadas na próxima semana, com a revisão do acervo – 3 mil fotos somente dos carnavais – digitalização, seleção e tratamento das imagens. Felizmente, a boa notícia é que já conto com um aporte financeiro parcial, mas significativo, da empresa TCP-Terminal de Contêineres de Paranaguá. As expectativas para o novo ano são ótimas, com lançamento de livro programado para o último trimestre do ano, viagens à vista, aniversário de sessenta anos, caminhadas, regime alimentar e muitas visitas ao meu cardiologista. “Aguenta coração!” E bom ano novo para vocês também.
“ Sonhar é muito bom...Mas realizar os sonhos é melhor ainda”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.