sábado, 16 de abril de 2011

O TREM SUMIU

Os equipamentos ferroviários que faziam parte da paisagem da nossa “Estação Ferroviária” foram recolhidos e levados pela ABPF-PR Associação Brasileira de Patrimônio Ferroviário, seção Paraná, proprietária das máquinas. O material foi guinchado e carregado em quatro caminhões com destino a oficina da
 entidade em Curitiba, onde passara por restauração.
Os equipamentos foram trazidos para nossa cidade em 2002 e funcionaram operando uma linha de turismo entre Antonina e Morretes, durante os finais de semana e feriados nos anos de 2005 a 2007. No início da atual gestão ouve uma consulta por parte da instituição a qual demonstrou total desinteresse pelo seu funcionamento. O equipamento foi retirado do local sem prévia autorização da ABPF e ficou a mercê dos vândalos, que depredaram totalmente o valioso patrimônio. O resultado da irresponsabilidade das autoridades competentes, quase chegou a tornar aqueles belos exemplares da nossa história ferroviária em sucata. Mas, graças à nova gestão da ABPF-PR, em tempo resolveu salvar o que restou e hoje levaram mais uma parte da história ferroviária de muitos antoninenses. Infelizmente já nos acostumamos com perdas. E agora acumulamos mais uma.
Espero que os bravos voluntários da ABPF-PR consigam restaurar os equipamentos e recoloca-los em funcionamento, em um lugar onde a cultura e a história sejam respeitados.
Até poderá ser por aqui. Mas em outro momento.





Estação sem trem...Trapiche sem barco e Porto sem navio. Este filme a gente da assistiu.

Um comentário:

  1. Filme bom sempre é bom ver mais de uma vez, mas estes não valem a pena ver de novo!!!

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e se identifique.