quarta-feira, 1 de junho de 2011

DEU NA GAZETA

Unidos para atrair o turista pelo paladar

Renomados chefs de Curitiba criarão receitas especiais para serem servidas em restaurantes de Antonina. Evento acontece nos dias 18 e 19 de junho Publicado em 01/06/2011 | OSNY TAVARES

Um grupo de empresários de Curitiba se uniu a lideranças comunitárias de Antonina para incentivar a volta do turismo à cidade litorânea, prejudicado após as enchentes de março deste ano. Ontem, renomados chefs de cozinha curitibanos conversaram com donos de restaurante antoninenses para organizar um fim de semana gastronômico no município. O evento, programado para ocorrer nos dias 18 e 19 de junho, contará com a participação direta dos profissionais da capital. O “Antonina Weekend” é a primeira ação do projeto “Viva + Antonina”, que ainda deverá abrigar outras ações.
Sete restaurantes da cidade receberão sete chefs convidados que vão desenvolver uma receita nova e cozinhar ao longo do evento. Os pratos serão desenvolvidos levando em conta os produtos típicos da região, a disponibilidade dos fornecedores locais e a estrutura das cozinhas. “Basta incrementar um pouco o cardápio para que possamos atrair mais clientes. Dá para usar os ingredientes da região e acrescentar toques pessoais, como servir o peixe em uma folha de bananeira, por exemplo”, avalia a chef Manu Buffara. Após a realização do “Antonina Weekend”, a intenção é que os pratos apresentados passem a fazer parte do cardápio fixo dos restaurantes.
Os proprietários dos restaurantes participantes também receberão um curso gratuito de Administração e Marketing, a ser ministrado em uma das sedes do Centro Europeu, em Curitiba. “É importante coordenar várias ações para que a cidade não fique somente atrelada à gastronomia. As ações de marketing precisam divulgar outras possibilidades, como passeios no setor histórico. Assim, o turista passa a ter programa para o dia inteiro, e não apenas o almoço”, avalia Fernando Lino, professor de Marketing e Planejamento Estratégico do Centro Europeu.
Mobilização
A iniciativa de estimular o turismo litorâneo foi encampada pelos empresários curitibanos após encontros com representantes da comunidade local. “Um mês depois das chuvas, percebemos que nada ainda havia voltado ao normal. Restaurantes que tinham 20 empregados foram obrigados a dispensar 70% dos funcionários. Reunimos 700 pessoas no salão paroquial e discutimos maneiras de atrair os visitantes novamente”, lembra o padre Marcos José de Albuquerque, pároco da Igreja de Nossa Senhora do Pilar. “Queremos mostrar que a cidade não está destruída. Está pronta para oferecer seus serviços aos turistas”, conta.
A empresária Ana Eliza de Souza, proprietária do restaurante Le Bistrô, de Antonina, acredita que a iniciativa vai repercutir mesmo depois do encerramento do fim de semana gastronômico. “Toda essa mobilização precisaria ser feita mesmo se não tivesse ocorrido o desastre. Estávamos muito acomodados”, afirma.
A ação publicitária do “Viva + Antonina” está sendo produzida pela agência TheGetz, que também promoveu a campanha “Essa vaga não é sua nem por um minuto”, sobre o uso errado do estacionamento reservado a deficientes físicos.

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