terça-feira, 30 de agosto de 2011

VALE A PENA LER DE NOVO...36 anos da Filarmônica

Publicado em 02 de setembro de 2003  no jornal online “palavradobó”
FILARMÔNICA  ANTONINENSE 28 ANOS DE  BOA MÚSICA
No dia 30 de agosto último, a nossa Filarmônica Antoninense completou 28 anos de fundação e comemorou com uma apresentação impecável que aconteceu no palco do Teatro Municipal da nossa cidade.Com um repertório eclético, do clássico ao popular, agradou mais uma vez o público presente que soube prestigiar a comemoração e apreciar o bom desempenho da nossa orgulhosa banda. Criada em 1975 por um grupo de idealistas visionários, que fazia da música um ato de amor e dedicação, cresceu e se tornou requerida e respeitada em todo o Brasil, pois venceu quase todos os concursos nacionais de bandas em que participou. Com uma atividade bem diversificada, hoje atua como banda musical --Filarmônica Antoninense, e orquestra - Filarmônica Orquestra Show.
A banda sabe muito bem conservar a sua tradição musical, e a orquestra com suas coreografias, inovam em seu repertório e nos recursos de produção. Enfim...Tudo é um show!
Entidade privada sem fins lucrativos, a Filarmônica Antoninense tornou-se a principal opção profissional para o jovem antoninense. Oferece à comunidade cursos regulares de teoria musical, saxofone, clarinete, trompete, trompa, trombone, tuba, bombardino, bateria, percussão, teclado e violão. Aos alunos são oferecidos sem ônus, uniformes, instrumentos musicais para estudo e parte do material didático. Possui um quadro de 16 professores de instrumento e teoria musical. A “Escola Filarmônica” é basicamente mantida através da contribuição de um pequeno quadro de associados, das gratificações recebidas por suas apresentações e das mensalidades dos alunos.  Concede gratuidade aos comprovadamente carentes. Por suas salas de aula, já passaram mais de quatro mil jovens, dos quais cerca de 10% atuam nas mais diversas áreas da música em todo o país. Já realizaram mais de mil apresentações públicas.A Banda Musical é a mais premiada do Estado em sua categoria. Foi 22 vezes Campeã Paranaense, 01 vez Campeã Sul Brasileira, 03 vezes Campeã Brasileira e 03 vezes vice. É presidido por um dos seus fundadores, o maestro Roberto Cristiano Plassmann e dirigida por uma diretoria eleita a cada dois anos.A Filarmônica, como banda ou como orquestra é presença marcante em todas as festividades da cidade; no Festival de Inverno da UFPR, na Festa da Padroeira, no 6 de novembro-aniversário da cidade e em  muitas outras. Todo o último sábado do mês, com início às 20 horas se apresenta no coreto da Praça Cel Macedo, envolvendo o ambiente por uma atmosfera de musicalidade, romantismo e cultura. O trabalho e a qualidade musical da Filarmônica Antoninense orgulha a nossa comunidade.

N.E. do Blog: Oito anos após a publicação desta matéria a nossa Filarmônica continua ainda melhor, formando novos jovens para a musicalidade e cidadania. Parabéns aos bravos dirigentes, professores, maestros e a todo corpo musical, que com disciplina e dedicação dão continuidade aos sonhos dos seus fundadores, maestros Severino e Roberto Plasmann. Hoje completam 36 anos de Boa Música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.