segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Águas de março sem fim.

O pescador Carlos Alberto Novaes e os destroços: fuga às pressas com a filha e “abrigo permanente” numa cooperativa de Antonina

Desabrigados de Antonina e Morretes permanecem à espera de moradia. Situação deve perdurar por mais sete meses Antonina e Morretes

Publicado em 11/09/2011 |CÍNTIA JUNGES, ESPECIAL PARA A GAZETA DO POVO

Seis meses depois das chuvas e desmoronamentos que devastaram o litoral paranaense em março deste ano, famílias inteiras ainda vivem em abrigos ou em casas subsidiadas pela prefeitura, em Antonina e Morretes. Essa situação deve durar, no mínimo, mais sete meses, já que parte das casas ainda não começaram a ser construídas nos dois municípios.

Em Antonina, 88 famílias estão sem moradia, vivendo em casas de parentes, alugadas ou em abrigos. A dona de casa Jurema de Oliveira, 55 anos, o marido e mais três irmãos diagnosticados com problemas mentais dividem, há cinco meses, uma sala de um abrigo cedido pela Prefeitura de Antonina. “Não posso voltar para a minha casa e não temos para onde ir”, afirma. A casa de Jurema, no bairro Caixa d’Água, não foi atingida, mas a família não pode retornar ao local, considerado de risco.
Das cidades atingidas pelo aguaceiro no litoral, Antonina foi a mais afetada. Além de ruas e casas alagadas, o bairro Laranjeiras foi inteiramente destruído pela enxurrada de árvores e lama que desceu dos morros.
Os cerca de 90 moradores do local tiveram de deixar as casas às pressas e não puderam salvar nada. O pescador Carlos Alberto Novaes, 40, conseguiu sair de casa com a filha Daiane, de 8 anos, antes que os deslizamentos destruíssem tudo. Depois de 20 dias abrigados numa igreja, Novaes e a filha foram encaminhados para a Cooperativa dos Pescadores de Antonina, junto com mais sete pessoas da família, e lá estão até hoje. “O fim do ano se aproxima e não estamos contentes com esta situação provisória”, desabafa.
Prioridade
De acordo com o prefeito de Antonina, Carlos Augusto Machado, um terreno doado pela prefeitura está sendo preparado para receber as casas que vão atender os desabrigados. Neste primeiro momento, no entanto, os recursos disponibilizados só permitirão a construção de 53 das 88 moradias previstas. Segundo Machado, os projetos de reconstrução vão contar este ano com 60% dos R$ 9,3 milhões prometidos pelo governo.

3 comentários:

  1. Ótima republicação Eduardo Bó, essa semana vi em um blog da cidade que o governo municipal não tinha culpa pela demora, muito menos pelo repasse das verbas. O governo estadual cobra uma transparência do dinheiro repassado os municípios atingidos, e só vai liberar a segunda parte do dinheiro quando ou ver essa lisura, (transparência).
    Dês dos desastres não vimos nada ser feito em antonina. Obras e mais obras parando e nada de explicações, asfalto do Bairro do Batel, casa da cultura e muita outras.
    O terreno no bairro do batel onde serão feitas as casas esta apenas com a terraplanagem.
    Não vi até o presente momento a primeira parte de dinheiro repassado ao município, onde foi empregado. o Deus será que tenho alguma deficiência em minha visão, porque não vejo.
    As chuvas já estão ai, batendo na porta de nossos visinhos catarinenses, vamos esperar a água bater em nossas bundas novamente.

    Vamos nos onerar de todas nossas obrigações.

    Publicação em um blog de Antonina.
    Postagem “Dinheiro custa pingar”
    O município é o responsável por entregar a área destinada para a construção das casas, já preparada ,e com toda a infra-estrutura necessária como; Saneamento básico, Iluminação, terraplanagem ,enfim, estrutura para a construção das moradias.

    ResponderExcluir
  2. Jovens petistas. O partido faz parte da base do atual governo e já passou do tempo de cobrar mais tudo. Ou sai do barco para desocupar a moita.

    ResponderExcluir
  3. Você já foi do partido, tudo passa por mudanças. Hoje são eles amanhã somos nós.
    O PT é o partido das massas, não da meia dúzia, ainda acreditamos no renovo,
    Esse perguntar a qual quer um a JPT, já saiu da moita, agora queremos que o partido sai.

    Admiramos seu pensamento, a camisa não é partidária, sim ideológica. Esperamos um partido forte no futuro a nível de Antonina, e tenha certeza que você será nosso convidado.

    Fortalecer o PT passa pela Juventude.

    Nesta guerra somos pequenos e sem força, mas hoje já somos a grande maioria.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e se identifique.