domingo, 19 de fevereiro de 2012

BLOCOS FOLCLÓRICOS e CARNAVALESCOS

RARA...do Bloco do Boi do Norte

Ontem foi a apresentação dos Blocos Folclóricos e Carnavalescos da cidade. Apesar dos sistemas de iluminação e sonorização instalados na avenida, foram insuficientes para uma condigna apresentação, os Blocos souberam marcar presença.
Entendo que a essência de um Bloco Folclórico no carnaval é a participação e o envolvimento popular, que cria uma semiose comportamental e lúdica.
Os blocos do Boi – que hoje são dois – necessitam da participação do público para que as coreografias se completem...E o público precisa interagir, brincar para participar.
Os mais autênticos, que não permitem interferências de outras tendências, também contribuem na formação de uma identidade para a nossa tão descaracterizada festa.
A colocação de grades na avenida - de tentativa puramente organizacional - rompe com a proposta e o público que deveria fazer parte da manifestação se torna mero coadjuvante.
Veja bem, estou me referindo as apresentações dos Blocos Folclóricos e Carnavalescos. Com o desfile das Escolas de Samba outros critérios terão que ser observados. Tenho dito!

Um comentário:

  1. Concordo plenamente, as grades interferem na participação do público e inibem a vontade de brincar e dançar com os blocos!!

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e se identifique.