quarta-feira, 11 de abril de 2012

Porto de Antonina não recebe navio há 50 dias

Baixo calado impossibilita que embarcações atraquem. Promessa é de que processo licitatório do serviço de dragagem esteja definido dentro de 20 dias


O Porto de Antonina, no litoral do estado, não recebe um navio desde o dia 20 de fevereiro. A falta de embarcações nos últimos 50 dias levou a movimentação de cargas ao índice zero. O motivo da paralisação das operações é a redução do calado (parte submersa do navio) para 6 metros, o que inviabilizada a entrada de navios de médio e grande portes. Na batimetria anterior (mecanismo para medição da profundidade), o Porto estava funcionando com um calado de 7,1 metros. Para as empresas que operam no Porto, a retomada das operações passa pela dragagem emergencial da baia.
“Como o Porto aqui é fundo de baia necessita de dragagem permanente. O berço está assoreado”, afirma Jean Rodrigues da Veiga, presidente do Sindicato dos Estivadores de Antonina, com cerca de 150 associados. “O prejuízo é grande e a saída é uma dragagem emergencial”, complementa.
Parasalização pode gerar demissões em breve
A falta de navios e, consequentemente, de serviço pode resultar na redução no quadro de funcionários das empresas que operam no Porto de Antonina. A diretoria do terminal privado da Ponta do Félix, apesar de não falar em demissões, estuda qual procedimento será adotado.
“No momento ainda não temos uma decisão. Mas, se a situação permanecer desta forma, alguns ajustes de pessoal serão feitos”, diz o presidente interino da empresa, Edmilson Garanhi. “Estamos estudando alguns planos de ajuda para não provocar demissões”, complementa. A Ponta do Félix tem 280 funcionários diretos que, sem serviço de carga e descarga de navios, estão fazendo a manutenção dos maquinários.
O presidente do Sindicato dos Estivadores de Antonina, Jean Rodrigues da Veiga, também está preocupado com os associados. Segundo ele, na falta de serviço no Porto, os trabalhadores estão “se virando com bicos e outros procurando emprego”. O grupo de trabalhadores em férias forçadas engrossa com os cerca de 120 arrumadores que atuam em Antonina.
De acordo com a entidade, o último serviço de dragagem realizado em Antonina foi em 2002. “Naquela época, nós chegamos a ter 15 metros de calado na maré alta”, reforça Veiga.
No ano passado, Antonina registrou média de 10 navios por mês fazendo com que a carga movimentada em importações e exportações fosse a maior desde 2007. Atualmente, o principal produto que passa pelos terminais da autarquia é o fertilizante, sempre importado em grandes quantidades. “Esse tipo de carga exige navios de médio e grande portes”, diz o presidente do Sindicato.
Para o presidente interino do terminal privado da Ponta do Félix, Edmilson Garanhi, a situação atual preocupa. A empresa está aguardando que a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) providencie o processo de dragagem para voltar a operar. Porém, sem a expectativa de que o problema esteja resolvido no curto prazo. “No mínimo uns dois meses para solucionar tudo. A solução imediata seria trabalhar com navios pequenos que consigam entrar, como por exemplo, de açúcar. Eles atracariam vazios e encheríamos até o limite do calado. Mas a safra começa apenas em julho”, ressalta.

Dragagem
De acordo com a Appa, o processo licitatório da dragagem de pontos críticos, que contempla os portos de Paranaguá e Antonina, orçado em R$ 38 milhões, está em fase final de conclusão. A expectativa é de que em 20 dias o serviço seja iniciado. “O procedimento administrativo para a dragagem está em curso desde dezembro. Se tivermos o aval jurídico dentro dos prazos programados, poderemos começar o serviço em 20 dias”, explica o superintendente da Appa, Luiz Henrique Tessutti Dividino, que assumiu o cargo no final do mês passado. O serviço deve aumentar o calado do Porto de Antonina para, no mínimo, 8,8 metros, afirma a Appa. “O ideal é 9,5 metros”, rebate Veiga.
Ainda segundo o superintendente, a autarquia vai abrir um novo processo de licitação para o serviço de dragagem de manutenção até o final do ano.

Enviado por Hiram Eder Fonseca de Lima heflima@gmail.com

N.E. do Blog: Não entendo como nossos administradores portuários, deixaram chegar a tal situação. 
Não é possível apenas ficar olhando dia-a-dia o calado ser assoreado e somente quando a 
Marinha da o alerta recorre as autoridades competentes...digo, APPA-Paranaguá. 
E os nossos trabalhadores portuários irão esperar até quando? Se faz necessário por parte do governo do estado, 
que tome vergonha da cara e de uma vez por todas resolva os problemas do nosso porto. 
Ou feche de uma vez, dando assim oportunidade para que outras áreas possam ser desenvolvidas e nossa cidade 
volte a respirar com os pés no chão.
Tenho Dito.

Um comentário:

  1. "Ou feche de uma vez, dando assim oportunidade para que outras áreas possam ser desenvolvidas e nossa cidade
    volte a respirar com os pés no chão."

    Se depender do governo,do ibama,do iap e algumas entidades da cidade fecha o Porto e também o Portão lá no guapê!!

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e se identifique.