quinta-feira, 10 de maio de 2012

ESTRADA DA GRACIOSA INTERDITADA E ABANDONADA PELO DER

Recebi este material fotográfico anexo ao expediente encaminhado as autoridades competentes,  pelo amigo e advogado Edson Carlos de Souza, cobrando que sejam feitos os reparos para que o trecho da Estrada da Graciosa, entre Antonina- São João seja liberado.
Tomo a liberdade em publica-lo na íntegra:

Antonina/PR, em 10/05/2012

SENHORA ROSANE MARANGON:
Chefe de Gabinete do EXMO. SENHOR SECRETÁRIO DE ESTADO DE INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA, SR. JOSÉ RICHA FILHO.

Solicito a V. Senhoria que os termos do presente, bem como os seus anexos sejam encaminhados ao 
EXMO. SECRETÁRIO DE ESTADO, SR. JOSÉ RICHA FILHO:


Sou morador na cidade de Antonina/PR e, no mínimo 03 [três] vezes por semana me desloco até Curitiba/PR [ida e volta], para executar atividades vinculadas a minha formação profissional.

Como já é do seu pleno conhecimento, em virtude das chuvas torrenciais que se abateram sobre a Região, a Estrada do São João – Trecho Antonina – Serra da Graciosa, encontra-se interditada desde o dia 09/02/2012, data em que se verificou o evento climático, haja vista que por força de rompimento de tubulações abriu-se uma enorme cratera na estrada impossibilitando o seu uso.

Em decorrência da interdição da Estrada do São João – Trecho Antonina – Serra da Graciosa, os moradores da cidade de Antonina e Região que são usuários da referida estrada, são obrigados a fazer um desvio que consiste ir até Morretes e, posteriormente pegar o trecho Morretes – São João da Graciosa, passando por Porto de Cima o que implica num acréscimo de aproximadamente 30 Km na viagem. Isto sem contar o aumento do consumo de gasolina, desgastes de peças, pneus, etc.

Pois bem, detectado o evento iniciou-se pelo Órgão competente um processo [lento] de recuperação da Estrada.

Diga-se, a recuperação só iniciou, não foi concluída e a obra simplesmente encontra-se abandonada, castigando sem piedade os usuários da estrada tal como enteriormente referido.

Em face deste simples relato questiono o seguinte:

1 – Como uma estrada de vital importância para os moradores de Antonina e Região encontrata-se abandonada, aumentando o trajeto em aproximadamente 30 Km [ida e volta], na medida em que os moradores têm que fazer um desvio por Morretes – São João da Graciosa, passando por Porto de Cima?

2 – Porque a obra está abandonada [fotos anexa], considerado que poderia perfeitamente ser utilizado a figura do Processo Licitatório Emergencial em decorrência dos fatos relevantes que orbitam os usuários da estrada e, como é notório, sabemos que está previsto na Lei de Licitações Estadual [Lei Estadual nº 15.608/2007 – in DOE nº 7537 de 16/08/2007 – Lei de Licitações vinculada às atividades específicas desenvolvidas no âmbito do Estado do Paraná]?

3 – Como pode a "empreiteira" tirar a terra aumentando a cratera e simplesmente jogar na estrada [fotos anexa]?

4 – E os FISCAIS DO DER, a DIRETORIA EXECUTIVA DO DER até quando vão ficar de braços cruzados contemplando uma obra inacabada e que vem acumulando prejuízos para os moradores de Antonina e Região?

5 – O GOVERNADOR BETO RICHA tem conhecimento dos fatos?

6 – E se os fatos batem nos ouvidos da oposição, será que eles não fariam palanque eleitoral da situação?

7 – Será que DEPUTADO WALDIR ROSSONI, PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, também tem conhecimento dos fatos?

8 - E a imprensa [falada e escrita] como se comportaria em face dos fatos ora apontados?

COMO SUGESTÃO ENQUANTO A OBRA NÃO FOR CONCLUÍDA, O DER PODERIA PERFEITAMENTE DEIXAR TRANSITÁVEL COLOCANDO SAIBRO NO [SÓ PARA VEÍCULOS PEQUENOS E MÉDIOS] LEITO ANTIGO DA ESTRADA QUE COINCIDENTEMENTE, POR AQUELES CAPRICHOS DA NATUREZA, DESVIA A CRATERA. MUITOS MOTORISTAS TEM UTILIZADO ESTE DESVIO, MAS NO ESTADO EM QUE SE ENCONTRA É MUITO PERIGOSO [O VEÍCULO PODE A QUALQUER MOMENTO FICAR “ATOLADO” NO BARRO].

São perguntas e dúvidas, cujas respostas certamente só estão presentes na sua “bic” [caneta universal], ficando, finalmente na espera de um breve pronunciamento via e-mail [meu endereço eletrônico - e-mail - certo e determinado] de V. Excelência por força dos termos do presente e-mail.

Como ilustração, tomei a liberdade de anexar algumas fotos desde a data do evento [09/02/2012] até 05/05/2012 e que provam e comprovam o ora alegado.







Um comentário:

  1. quais providências foram tomadas pelos nossos representantes legais, pela finalização da obra e prazo para a entreg?pois se olharmos pelo lado comercial perdemos muito,pois não soube de nenhuma ação movida pela secretaria competente.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e se identifique.