quinta-feira, 31 de maio de 2012

Temos tudo e nada ao mesmo tempo.

Não é preciso morar em Antonina para reconhecer o seu valor cultural. Hoje até por decreto nos tornamos Patrimônio Nacional, mas é de vital importância que a população reconheça, cuide e defenda essa condição.
Significativa parcela da comunidade desconhece por total nossos valores históricos e também ambientais e reage quase sempre contrária a qualquer manifestação ou lei que tenha como bandeira a defesa de sua preservação.
Na área pública ainda é muito pior. Nossos governantes não agem com seriedade, burlam leis, fingem que nada esta acontecendo, uns por total ignorância outros por má fé.
Se hoje formos olhar nosso patrimônio arquitetônico público, por exemplo, os prédios da Prefeitura, o Theatro Municipal, a Fonte da Carioca e a Estação Ferroviária, não passam apenas da aparência. Não existem equipamentos mínimos em funcionamento, nem pessoal especializado na área e muito menos um responsável de fato, que trabalhe para a conservação daqueles monumentos com uso racional e dinâmico, através de ações criativas em numa parceria constante com os produtores e agentes culturais da cidade.
A alma de qualquer comunidade é a sua cultura, infelizmente ainda não conseguimos sensibilizar pessoas e governos para que de fato – e não somente por decreto – nossa “alma” possa ser revivida, tendo nosso passado como referência, sentindo o presente com um passo no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.