terça-feira, 24 de julho de 2012

EXTONTEANTE


A ausência da candidatura Canduca a reeleição é algo que ainda não foi muito bem digerida pelo eleitorado antoninense. “Pois nunca na história desta cidade”... nenhum prefeito com sua garantida candidatura a reeleição, ficou sem partido para concorrer.
Quem acompanhou o andar desastroso da atual administração, já vislumbrava com um resultado não muito satisfatório para o atual alcaide, mas jamais imaginaria tão maquiavélico final.

Vamos relembrar alguns momentos interessantes.
Nas primeiras ações em 2007, o então cidadão Canduca filiado ao PPS, já andava namorando o pessoal do PT, partido do qual foi convidado para se filiar e sair candidato. Mas, por se sentir em um terreno alheio, preferiu se manter no seu curral onde teria garantido sua candidatura. Estratégia “perfeita” conforme sua visão pessoal e personalista, confirmada com a escolha de seu vice – também do PPS/chapa branca – em uma candidatura majoritária coligada com outros tantos partidos: PT, PRTB, PcdoB...

Na campanha de 2010, onde os interesses tomam corpos bem mais consistentes, o prefeito não apoiou os candidatos de seu partido e fez campanha para “seus adversários”.
O namoro com o Partido dos Trabalhadores estava muito bem costurado, pois verbas federais desciam a serra nas caronas dos deputados André Vargas e Ângelo Vanhoni. Que viraram seus “padrinhos celestiais”. Pô... dois?
Por outro lado, o PPS estadual saia à caça aos prefeitos traidores e nosso alcaide encabeçava a extensa lista das cabeças a serem cortadas. Mas...no último momento – um anjo parentesco deve ter aparecido – foi poupado e deixaram o homem permanecer no trono.
Sua situação partidária ficou extremamente desagradável, por um lado os companheiros traídos e por outro o prefeito traíra. Sua vontade era mudar com tudo para o partidão PT, que abriu suas portas e o cofre para sua administração, mas a legislação não permite mudança de partido, a não ser para uma nova agremiação, no caso do PSD. E lá foi ele se filiar, levando boa parte de seu estafe político, achando que estava garantindo mais uma vez seu espaço e sua provável candidatura à reeleição.

Nas ruas era notória a total desaprovação de sua administração, sendo no período pré-eleitoral confirmada pelas demais pesquisas realizadas.
Suas pretensões à reeleição começaram a desabar quando o PT local, da base de apoio, decidiu se retirar do governo e ainda suspendeu de suas fileiras aqueles que continuaram ocupando cargo na administração municipal. A surpresa foi tanta, que nem os “padrinhos federais” aceitaram tal decisão, no primeiro momento. Mas depois apoiaram.

No andar da carruagem, já era perceptível sua indisposição a reeleição, pois vários indícios apontavam para uma certeira derrota nas urnas, e seus aliados aguardavam sua sinalização, mas, como é de seu feitio “empurrar tudo com a barriga” , menosprezou o fator e no último momento se viu sozinho à frente de um grupo articulado para alçar novos vôos. Claro sem ele como piloto.
Hoje não é candidato e perambula pela cidade a procura das tais obras que pretende finalizar, para deixar algum legado material.

Entre traídos e traíras, estão os eleitores que em 2008 acreditaram que seria possível mudar a maneira de governar nossa pequena cidade. Pois o então candidato Canduca prometia uma administração comprometida com os interesses da sociedade, tendo como sustentação à participação popular, através dos conselhos. E considerados avanços nos mais diversos setores geradores de renda e emprego. Como nada disso aconteceu, lhe restou somente o papel de principal protagonista da ação.
Tenho dito.



4 comentários:

  1. na minha opinião,foi mais cômodo para o "novo" grupo político se locupletar,do que tentar salvar uma administração que perdeu-se pelos seus próprios erros;desses que hoje dizem "vítimas desta situação".

    ResponderExcluir
  2. Eduardo, na politica como na vida, cochilou o caximbo cai.....

    ResponderExcluir
  3. Orlando,
    Tem uma frase que diz “Se alguém te engana uma vez, a culpa é dele. Se esse alguém te engana duas vezes, a culpa é sua.”
    Infelizmente tem gente que gosta de ser enganado 1, 2, 3 vezes...

    ResponderExcluir
  4. Orlando,
    Teve um grupo político,que se “locupletou”,primeiro de Pereirinha , em seguida Jeferson Fonseca,depois não deu certo com Luis Carlos e posteriormente levou uma “locupletada” de João do Mero.Cansados de locupletar foram , com o rabinho entre as pernas ,”abonar” os diversos processos de improbidade administrativa da sua atual jura de amor...

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e se identifique.