quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A Festa da Padroeira...Vale a pena ler de novo

Festa da Padroeira - foto 1982

E A FESTA DA PADROEIRA...
Publicado em 20 de agosto de 2003 e no livro “Crônicas da Capela” 2006.

Mais uma vez Antonina prestou homenagem a sua padroeira no dia 15 de agosto. A festa religiosa foi um sucesso, milhares de romeiros nos visitaram durante o dia 15, se estendendo por todo o final da semana. A programação religiosa teve o seu auge na procissão, com o seu trajeto todo enfeitado por conjuntos de balões azuis, oferecidos por seus moradores. Acredito que, em número de pessoas, esta foi uma das maiores festas dos últimos anos. O comércio local e os barraqueiros também puderam melhorar os seus faturamentos, e os fiéis renovaram a sua fé na santa padroeira N.SRA. do Pilar.

A Banda Filarmônica Antoninense fez alvorada festiva, tocou na missa das 10 h e participou da procissão, tudo como manda a tradição. Só faltou a retreta na praça, mas a gente sabe que o pessoal não é de ferro. A festa da noite foi abrilhantada pelo belíssimo coral Asa Branca de Paranaguá. E às 9h da noite aconteceu o tradicional show pirotécnico.O Parque de diversões alegrava as nossas crianças e os espirituosos. Os impulsivos consumistas gastavam seu rico dinheirinho nas barracas de bugigangas e inutilidades piratas made in Paraguai. Cocadas e muita degustação preenchiam os prazeres.

O barreado, prato tradicional da região também foi servido nos restaurantes e nas barracas de alimentos. Os turistas aproveitaram o que foi ofertado, dentro do possível.  Mas, poderíamos explorar muito mais a potencialidade da nossa mais importante festa religiosa e captar mais recursos para o município.  

Já é tempo de se repensar o lado comercial do evento, pois a parte religiosa a igreja  sabe muito bem fazer.     Não é possível continuarmos  sem nenhum planejamento estratégico, voltado para melhorar o atendimento dos visitantes e na transformação da festa em fonte de renda para a nossa comunidade, investindo em  serviços, na produção de bens como artesanato, produtos naturais e na gastronomia. A criação de novos espaços para que possamos comercializar os nossos produtos se faz necessário. Uma nova dinâmica conceitual e visual poderá proporcionar um maior fluxo de pessoas e de arrecadação, complementado com uma boa dose de programação cultural.

Assim poderemos melhorar sensivelmente a qualidade dos nossos eventos, e colocar a nossa cidade na rota dos bons passeios e lugares agradáveis do nosso Estado. Leia mais: http://palavradobo.blogspot.com.br/2009/08/memoria.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.