sábado, 11 de agosto de 2012

LÁ NO POSTO IPIRANGA

Precisar de um serviço público em Antonina é padecer no paraíso.
Se o serviço for municipal já é um enorme sofrimento, parece que ninguém se responsabiliza por nada e repassam a tarefa para um outro quase sempre ausente e irresponsável. Agora se o serviço público for de âmbito estadual ou federal, estamos lascados, temos que se deslocar a Paranaguá.

Acabo de adquirir um novo veículo e retornando a residir aqui na terrinha, resolvi emplaca-lo na cidade. Ontem fui até o posto do Detran local, situado em umas das dependências da prefeitura, mas encontrei-o com as portas fechadas.
Um servidor por mim indagado me informou que o único funcionário do Detran está em férias e o posto não abrirá. Repassou-me um número de telefone do responsável para que eu pudesse fazer um contato e assim procedi, que de imediato confirmou seu estado de licença merecida.
E daí eu com isso? Me indaguei enraivecido pela situação, pois muito bem poderia ter saído da concessionária com o carro emplacado em Curitiba, mas minha consciência cidadão foi maior e resolvi deixar para aqui fazer. Mas como?
O funcionário em férias ainda foi gentil informando sobre a documentação que deverei encaminhar pessoalmente ao Detran de Paranaguá.
Então lembrei daquela propagandapor sinal muito criativa – do Posto Ipiranga, onde um caminhoneiro pede informações e o informante somente responde: ...lá no Posto Ipiranga!
Aqui é meio parecido.
Se você precisar de um documento do Ministério do Trabalho, é lá no Posto Ipiranga, digo, é lá em Paranaguá. Um exame de vista para carteira de motorista: é lá em Paranaguá.
Tirar um Passaporte é lá em Paranaguá. Guias e certidões do INSS é... lá em Paranaguá.
Resolver problemas com a Receita Federal é em Paranaguá. E por aí afora.
Pior mesmo é o estado letárgico dos nossos políticos que deveriam reivindicar junto às autoridades competentes o retorno e a permanência destes serviços em nossa cidade, mas o que eles fazem mesmo é tirar vantagem eleitoral desta situação, prestando seus favores clientelistas para os menos favorecidos e lá vão eles...até Paranaguá.
Mas quem realmente perde com a situação? Primeiramente nos mortais cidadãos e depois o município que deixa de arrecadar impostos oriundos destes serviços. Fora outros benefícios indiretos.
Segunda-feira irei a Paranaguá tentar emplacar o carro de Antonina. Espero que também não tenha que pedir informações e ter como resposta: lá no Posto Ipiranga.
Porque aqui a gente só escuta: lá em Paranaguá. E tenho dito.

2 comentários:

  1. Olá Eduardo.
    Pelo visto, logo Antonina se tornará bairro de Paranaguá. E aí o problema estará resolvido, pois, Paranaguá passará a dar mais atenção para o bairro de Antonina. Que tristeza, ninguém merece.

    ResponderExcluir
  2. Ontem fui a Paranaguá tentar emplacar o veículo. Obtive atendimento prioritário por ter mais de 60 anos. Cheguei no Detran as 9h e com a ficha 52 fui atendido somente às 11h e tive que me deslocar até uma agencia do BB no centro na cidade (3 km) para pagar uma taxa...retornar e pegar novamente mais uma senha - atendimento prioritário - agora a 122, fui atendido lá pelas 13h30 para apenas entregar um comprovante. terei que retornar na sexta para pegar a placa. É mole ou quer mais.

    Bem..quanto ao posto de atendimento em antonina. Falei com a chefe do Detran Regional e me informou que a responsabilidade é da prefeitura, pois se trata de um convênio e pessoal é a parte que coube ao município.
    A gente fica com cara de palhaço (desculpe meus colegas artistas circenses.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e se identifique.