segunda-feira, 17 de setembro de 2012

FACAS DE DOIS GUMES

O prefeito Canduca decidiu entrar no processo eleitoral e acaba de firmar compromisso de apoio a candidatura “Antonina de Verdade” dos candidatos João Domero/Wilsinho Clio.
Todo apoio é sempre bem vindo, mas tem um preço para mais e para menos.
Em um pequeno reduto eleitoral como nosso, é bem mais fácil medir as conseguencias, pois o tal “tele-peão” sistema de comunicação supereficiente nos dá alguns indícios.
Claro que “a grosso modo” o apoio da administração municipal poderá mais somar que dividir. Mas, não podemos esquecer que nosso alcaide só não é candidato a reeleição devida sua enorme rejeição junto ao eleitorado, anunciado a quatro cantos por seus ex-correligionários, hoje representado pela candidatura Zé Paulo/Vanda.
O problema é que junto com o apoio vem um amontoado de entulho da pior espécie, e às vezes o entulho apesar de pequeno, poderá contaminar uma considerável parcela esclarecida.
Faltando apenas vinte dias para o pleito de 07 de outubro, a ordem geral é de varredura. Mas é preciso tomar o máximo de cuidado, pois sem um bom antivírus, qualquer candidatura poderá definitivamente ser contaminada comprometendo totalmente seu HD eleitoral.
“Como em política tudo é considerado válido” quando o objetivo é porcamente ganhar as eleições. Ao aceitar o apoio oficial a chapa Antonina de Verdade, passa a ser de Meias Verdades. Porque a comunidade quer saber que acordo foi fechado com o atual prefeito? E não venha nos dizer que tudo foi pelos belos olhos dos candidatos. Infelizmente é tudo meio assim mesmo.
É uma pena, porque a candidatura Antonina de Verdade estava decolando em Céu de Brigadeiro e agora tudo ficou meio nublado.

Apoio oficial
Se fizermos uma leitura do nosso processo eleitoral mais recente, iremos constatar que a maioria dos nossos prefeitos não conseguiu se reeleger e nem eleger seus sucessores.
Vamos lá: Em 1988, Joubert Vieira apoiou Pereirinha, mas quem se elegeu foi Leopoldino. Em 92 Leopoldino apoiou a Mônica sua vice, e Pereirinha foi eleito. Em 1996, Pereira desgastado fica fora do processo eleitoral e Mônica se elege e se reelege em 2000. Em 2004 Mônica apóia Canduca e Kleber é eleito. Kleber não consegue se reeleger em 2008 e Canduca é eleito.
Agora em 2012, Canduca sequer consegue ganhar a convenção do seu partido, não sai candidado, não apóia seu ex-grupo e demanda para João Domero/Wilsinho.

O que irá acontecer saberemos somente após abertura das urnas no dia 7 de outubro, onde a lógica poderá continuar ou dar espaço a um novo procedimento. Haja estômago!
Tenho dito.

3 comentários:

  1. Nesta quarta-feira o prefeito Canduca usou a Rádio Serra do Mar para o anúncio da cessão do espaço do porto público para os projetos da Techint, a cerimônia, a presença do governador e também para elogiar-se. Deve estar preparando o caminho para 2016 já que seu discurso é de quem está se achando o melhor prefeito que Antonina teve em duzentos anos e a maior vítima de ex-correligionários inescrupulosos. (Não aceita o rótulo de mau jogador que fez lances nada condizentes no tabuleiro político-partidário.) Assim, sente-se à vontade para participar do jogo do momento. A nota diz que ele "firmou compromisso de apoio". Não há menção de que os candidatos solicitaram tal ajuda nem por que pediriam algo tão temerário.

    ResponderExcluir
  2. A chapa Antonina de Verdade não fechou acordo nenhum com o atual prefeito Sr Bó, pois eu sei que para a oposição isso serve de falatórios, mas Canduca simplesmente quer que João Domero ganhe esta eleição para não entregar a nossa cidade nas mãos dos demais candidatos que políticamente falando eram e são oposição e outro que era seu aliado e o traiu juntamente com o seu grupo. Estou entrando agora mo meio político mas devo entender a posição do nosso atual prefeito em afirmar o apoio a chapa Antonina de Verdade. Um abraço, Noris

    ResponderExcluir
  3. Tudo farinha do mesmo saco. Antonina de Verdade? Love Canduca. Não fazem alianças só negociam secretarias e prestação de contas do atual prefeito. E que ingenuo Gustavo assume em sua fala estarem com o apoio do atual Prefeito.

    Marlon Everton

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e se identifique.