sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Histórias e Estórias XII...João da Manilha

João da Manilha *

Os anos eram de 1955, e o período pré-eleitoral. Os partidos políticos estavam em busca de eleitores para preenchimento das vagas a candidatos à vereança.
No pátio portuário – hoje Pç. da Feira Mar – dezenas de grandes manilhas enviadas pelo extinto DNOS – Departamento Nacional de Obras e Saneamento, se enfileiravam a espera de serem utilizadas pela prefeitura. Mas, como tudo por aqui demora muito, uma das manilhas foi ocupada por um dos nossos desfavorecidos. Que a transformou em seu domicílio.
João da Manilha, como ficou conhecido, foi convidado pelos articuladores políticos a fazer parte da lista dos candidatos, com o argumento que seria somente para preencher o número necessário exigido por lei, para que o partido pudesse participar das eleições. Convencido aceitou o convite.
Meses depois, já com a campanha na rua, João também recebeu suas cédulas – material impresso distribuído pelos partidos, e assim teve seu nome divulgado entre a comunidade.

Campanha na rua, assédios de ambas as partes e João da Manilha - então candidato começou a sentir um certo estranhamente com aquele tipo de comportamento. Sai a procura do amigo dirigente do partido para solicitar a retirada do seu nome da tal lista de candidatos.
Surpreendido com tal posição, o então amigo-presidente lhe pergunta o que causou tão radical posição, em desistir na última hora de sua candidatura.
E João lhe responde: “Não aguento mais a pedirranha na porta da minha manilha”.

* O causo me foi narrado pelo amigo e compositor Relen Salun Berg (in memoriam). A data é fictícia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.