segunda-feira, 3 de setembro de 2012

RESULTADO DA ENQUETE

QUAL DOS CANDIDATOS A PREFEITO DE ANTONINA QUE VOCÊ NÃO VOTARIA MESMO?

JEFFE FONSECA 80 (14%)
JOÃO DOMERO 63 (11%)
MÔNICA 262 (47%)
ZÉ PAULO 231 (42%)

Total votantes: 549
Encerrada em 30 agosto de 2012

COMENTÁRIO

Uma enquete não tem o mesmo valor científico de uma pesquisa eleitoral, elaborada encima de planilhas e metodologias. Mas não dá pra desprezar seus números e resultado.
Uma enquete feita por um veículo como um blog, em uma pequena cidade onde pouco mais de 15% da população tem acesso a internet, espelha – creio eu – um retrato do momento eleitoral de uma importante parcela da comunidade, de perfil de classe média, esclarecida, jovem e fazedora de opinião.
Os 549 votantes dariam para ser quadruplicados, se considerarmos seus entorno e domínio. Números importantes que fazem a diferença quando há bipolarização.
Os candidatos mais votados e considerados com as maiores rejeições, Mônica (47%) e Zé Paulo (42%), demonstram o total descontentamento com quem já passou pela administração pública. No primeiro caso por ter sido prefeita por dois mandatos e no outro, por ainda representar o continuísmo da atual administração, somado ainda ao processo desgastante da dissidência de última hora.
Como em uma enquete – sem valor científico – ódio e amor caminham juntos. Podemos também ter uma leitura dicotômica, onde os favoráveis a uma candidatura jogaram todas as cartas contra outra, e vice-versa. Assim sendo, a leitura seria um provável empate técnico tanto para a rejeição como para a votação.
Outros dois candidatos – Jeffe Fonseca (14%) e João Domero (11%) demonstram baixíssimo índice de rejeição. O primeiro “conseguiu” se livrar da árdua bagagem que carrega por estar ligado a administração do irmão. E João não representa nenhuma situação de perigo.
Se também utilizarmos os mesmos objetos de leitura, podemos considerar que os dois menos votados, não se identificam nem pelo amor/crédito, muito menos pelo ódio/descrédito. Importantes conteúdos que o eleitorado se apropria na hora de decidir em quem votar.
Os números estão aí e cada um que faça sua leitura, de acordo com suas circunstâncias e interpretações. Tenho dito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.