segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Parque das Laranjeiras...Presente pra cidade.


Com objetivo de discutir, elaborar e propor uma ocupação para o Bairro das Laranjeiras, local mais atingido pelas fortes chuvas de 11 de março de 2011, um grupo de interessados – denominado GT das Laranjeiras - vem se reunindo desde o dia 18 de abril na tentativa de elaborar uma proposta para ocupação sustentável daquela área. Dentre as poucas decisões tomadas durante mais de uma dezena de reuniões técnicas, a referida área poderá ser transformada em Parque Municipal. O próprio Plano Diretor do município prevê este destino em um formato mais ampliado incorporando todo o Morro do Bom Brinquedo.
A convite do GT, nesse período foram ouvidas as seguintes instituições: Mineropar, Defesa Civil Municipal e IAP, fornecendo informações quanto ao estágio e a destinação do local, principalmente por se tratar de área de risco.
Inicialmente foi demarcada uma área de 10 ha, tendo a pedra do mirante como centro de referencia. Atualmente os alunos do Centro de Educação Profissional Brasílio Machado, dos Cursos Técnicos em Meio Ambiente e Turismo, estão elaborando pesquisa que irá servir de diagnóstico para a elaboração da proposta.
O prefeito eleito João Domero deverá participar da próxima reunião, para tomar conhecimento das atividades já desenvolvidas pelo grupo e demonstrar quais são seus planos para a referida área.
A iniciativa para a criação do GT Laranjeiras nasceu devido a falta de informações sobre os destinos àquela área, e não tem nenhum vínculo com partido, grupo político e candidatura. Uma iniciativa altamente cidadã e voluntaria.
A previsão é que até meados de março próximo, será encaminhada a equipe do prefeito municipal uma proposta para a criação do Parque.
As reuniões estão sendo realizadas nas dependências da Biblioteca Pitagórica, sempre as quartas-feiras em horários previamente agendados.
Fazem parte do Grupo: Ailde Mendes Escolari, Caetano Machado, Cássia Fonseca, Claudete Polari Bispo, Eduardo Nascimento, Izis Oliveira Polari, Julio César Lima, Nathalia Oliveira, Nelson Mendes, Ruth Fernandes Oliveira, Wagner Costa Santos e Zé Maria Rosa Filho. Instituições consultadas e participantes: Mineropar, IAP, Defesa Civil e C.E.P. DR.Brasílio Machado.

Um comentário:

  1. Caríssimo Bó, Esse trabalho vem de encontro com nosso plano. A ideia é realmente criar um belo parque na cidade. O Parque das Laranjeiras seria mais um atrativo turístico, com memorial contando a historia da tragedia, com fotos, videos com depoimentos de moradores, etc. Inclusive já temos uma pré conversa com uma empresa que constrói e administra teleféricos. Um sonho só é só um sonho, um sonho compartilhado pode tornar realidade. Vamos juntos nessa causa!!!

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e se identifique.