segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Pequena História de Antonina...Vale a pena ler de novo.


Publicado em 05 de novembro de 2011 e no livro "Tenho Dito" 2012.
Pequena História da Cidade
PRESENTE...6 de novembro!

Quando alguém faz aniversário temos a cultura de dar um presente como demonstração de carinho e consideração pela comemoração. Presente também é o denominador de quando nos achamos disponíveis para estar ao lado de quem, ou do que acreditamos. Perdendo a cegueira da paixão com o olhar mais analítico da razão.
Antonina hoje comemora seus 214 anos de fundação, se considerarmos pela moderna historicidade, que uma cidade somente é constituída quando se estabelece sua autonomia política, acontecimento ocorrido com a criação da Vila e da Câmara dos vereadores. E foi exatamente a 6 de novembro de 1797, que nasceu a Vila Antonina por portaria emitida pelo governador da Capitania Geral de São Paulo, Antonio Manoel de Melo Castro e Mendonça, em 29 de agosto de 1797. A Vila substitui a figura institucional do clero/igreja, então denominada Freguesia de Nossa Senhora do Pilar da Graciosa, criada em 02 de maio de 1719.
Na gestão do prefeito Leopoldino de Abreu em 1992, a data comemorativa da fundação da cidade foi mudada e o comemorado 6 de novembro – nascimento da Vila – foi substituído por 12 de setembro de 1714. Data que, segundo historiadores, se refere à autorização da construção da capela de Nossa Senhora do Pilar da Graciosa, pelo bispo do Rio de Janeiro, D. Francisco de São Jerônimo, tendo visto, nada a ver com a fundação de uma cidade e sim a elevação de uma categoria religiosa.
Se realmente há interesse da comunidade em constatar datas mais antigas relacionadas com nossos primeiros povoadores, podemos ir ainda mais além, chegando a 1648, quando Gabriel de Lara, Provedor de Paranaguá doa as primeiras terras da nossa região a Pedro Uzeda, Manoel Duarte e Antonio de Leão.
Mas é somente em 1712, que o capitão-mor Manoel do Valle Porto por aqui se estabelece com um sítio no Morro da Graciosa, e é considerado por Ermelino de Leão (1), o fundador da cidade.
São dezenas de datas que marcam vários momentos da constituição do nosso povoado até a elevação de cidade, apesar do escasso material bibliográfico disponível, podemos entender a dinâmica da sua formação e tornar as datas historicamente comprovadas, como marcos fragmentados da nossa constituição até a elevação a cidade.

Recentemente fomos solicitados – dezembro 2009 - pela atual administração para fazer parte de um grupo de interessados em reafirmar qual seria a data que deveríamos comemorar, e após várias reuniões e assessoramentos técnicos, fomos de parecer favorável a 6 de novembro, pois foi aí que encontramos nossa real identidade política.
Então quero reafirmar que apesar da nossa longínqua historia como povoação e freguesia,o6 de novembro é a real data de fundação da nossa cidade, quando a Vila Antonina foi politicamente constituída.

06 de novembro de 2011
Eduardo Bó do Nascimento

P.S. Em 1 de março de 2010 foi entregue ao atual prefeito o relatório da Comissão Especial, por ele nomeado, que trabalhou sem nenhum ônus por mais de noventa dias e deu seu parecer final quanto a data e o hino oficial da cidade. Mas até o momento – novembro de 2011 – nenhum projeto de lei foi encaminhado pelo prefeito ao legislativo municipal para reconhecimento oficial de tais símbolos cívicos.

(1)Leão, Ermelino. Antonina Factos e Homens. 1918.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.