quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Carnaval...Vale a pena ler de novo.

Foto meramente ilustrativa.

Publicado em 28/02/2007 e no livro "Tenho Dito" 2012
ECOS DO CARNAVAL

O nosso carnaval, por sua própria naturalidade, é muito bom. Sua diversidade de comportamentos e atrativos faz a diferença. Aqui se tem um pouco de tudo ao mesmo tempo. Blocos de rua, desfile de escolas de samba, baile público e muita brincadeira.
Claro que tem seus problemas, muitos de longas datas, tais como falta de infra-estrutura, de recursos financeiros, de serviços de qualidade, de organização e pouca, muito pouca divulgação.
Nos últimos dois anos temos que reconhecer uma pequena melhora, principalmente com o reaparecimento das Escolas de Samba, da transmissão ao vivo do desfile feita pela Paraná Educativa e de pontuais melhorias na organização. Mas faltam muitas coisas a serem feitas para transformar esta festa não somente em um produto da alegria, mas em um produto turístico.
Acho fundamental a participação da sociedade na organização do evento – algo que não vem acontecendo – para discutir os ajustes que possam aperfeiçoar ainda mais o já consagrado Melhor Carnaval do Paraná.
O que não podemos é continuar eternamente convivendo com “achismos oficiais” na tentativa de vender um produto de “mentirinha”. A profissionalização dos serviços e uma maior seriedade dos políticos poderão contribuir de maneira positiva no resgate da nossa melhor festa. Garantida, como sempre, pela alegria dos foliões e pelos trabalhos incansáveis dos nossos artistas, compositores e carnavalescos.
Venho há muito tempo tentando achar formas para melhorar ainda mais esta grande festa, mas quem sou eu, um simples observador, para criar formatos. Até cheguei a pensar em não escrever sobre o assunto e somente mostrar o que eu sei fazer de “melhor”, as minhas fotos. Mas, como em comunicação a palavra redundância tem um valor importante, pois é somente “redundando” que se consegue reforçar a informação, estou aqui de novo.

CENTRO DE EVENTOS
O formato como está sendo montada a atual manifestação não cabe mais no espaço competente. É preciso urgentemente, para preservar o pouco que nos resta do patrimônio histórico e cultural, criar um espaço adequado para a realização de eventos deste porte. São aproximadamente 20 mil pessoas que se apinham na avenida para brincar ou assistir ao carnaval, no meio de barracas, cercas, equipamentos de som, postes, ligações de esgoto, hidráulica, postes de decoração, sanitários... Uma verdadeira “michorna” visual e física que atrapalha tudo e todos em uma verdadeira aula de poluição ambiental, altamente insustentável. A programação da implantação de um espaço multiuso se faz necessária e é bom lembrar que temos – a municipalidade – um terreno livre, bem em frente à sede do 29 de Maio, que poderá acolher este equipamento. Sabemos também que o nosso município tem sobra de caixa e poderá contratar dívida de até 2,5 milhões de reais, mais que necessária para a implantação deste tipo de empreendimento.
Defendo e acredito que este tipo de equipamento será de muito mais utilidade do que a construção de um simples ginásio de esportes, pois organizaria de maneira sustentável o desenvolvimento de projetos e atividades turísticas, culturais e recreativas e na comercialização dos nossos produtos artesanais, gerando uma verdadeira cadeia produtiva e de renda. Claro, quero deixar bem esclarecido que em nenhum momento sou contra a construção de um ginásio de esportes, mas, se tivesse que priorizar optaria pelo Centro de Eventos e melhoraria as condições da quadra coberta poliesportiva do Batel. Já que não temos recursos para tudo, temos que priorizar aquelas obras que possam contribuir para a geração de renda da população. Depois, faremos o resto.

CARNAVAL NOTA...
Para quem aprendeu a transformar objetos de arte e comunicação em números, não me parece muito difícil dar uma nota para o nosso último carnaval: sete. Sete, dentro do princípio de avaliação de atividades educacionais, é considerada uma boa nota, não é nota média, porque média matemática é cinco. Então sete por todos os pontos fortes e fracos que o nosso maior evento teve. Em muito pouco tempo, pouco menos de quatro anos, a nota seria muito abaixo da média cinco. Quase chegamos ao fundo do poço e torcemos para que possamos, em bem pouco tempo, chegar ao topo da avaliação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.