terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Homenagem aos fotógrafos e a fotografia.

É fato

O olhar penetra as lentes;
Seleciona, organiza, orienta.
Mas a hora verdadeiramente...
É minha.

Sou eu que decido;
O momento.
O meu momento,
O seu...O outro.

Clique não mais se houve;
Tudo passa quase despercebido.
Mas discretamente estou ali;
Deixando parar o tempo.
Colaborando...É fato.

Fato que se torna foto;
Mentira, fadiga do olhar.
Ah... Que saudades
De tudo que não mais revela;
Altera...Imagem;
Singela.

Eduardo Nascimento
28 set 2009

Primeira imagem gravada obtida através de uma câmera escura -
1826 por Joseph Nicéphore Níepce.

2 comentários:

  1. Eduardo sempre acompanho seu blog mas sou daquele que fica na moita apenas.
    Mas por curiosidade e tbm por ser o dia do Fotografos pergunto?
    Qual foi sua primeira fotografia e se recorda e pode postar?
    abço

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente não lembro. Pois a fotografia foi entrando não minha vida naturalmente. Jamais pensei em ser fotógrafo, pois fiz uma Escola de Arte e a intenção era qualificar mais minhas pinturas. Em 1967, ainda morando aqui em Antonina, fiz uma foto com uma máquina Kodak Rio Quatrocentos, da Igreja do Bom Jesus e participei de um concurso local. Ganhando uma menção.
    Já em 1975, com uma máquina fotográfica de um amigo, fotografei a Matriz da cidade, em uma foto noturna e fui vencedor em um concurso em nível nacional.Do qual ganhei minha primeira máquina profissional - Minolta RT101B - a qual despertou meu interesse e maior dedicação a arte de fotografar. Ai não parei mais e substitui meus pinceis pela loucura dos equipamentos.
    Devo ter uma cópia do slide da foto premiado. Se achar vou digitalizar e publico.
    Grato por me despertar momentos da minha vida.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e se identifique.