quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Mudar é preciso...Vale a pena ler de novo.

MUDAR É PRECISO... 
Publicado em 04 de outubro de 2004 no jornal Acho e no livro Crônicas da Capela,2006.

No dia 04 de outubro a cidade acordou diferente. Após os resultados das eleições municipais são comuns encontrar o lado vitorioso com todo sorriso nos lábios e o outro tentando justificar seu insucesso. Sensações de alívio e esperança pairavam pelo ar com o surgimento de um momento novo para a nossa cidade. A alegria pela mudança e a derrota da candidatura apoiada pela atual gestão, interrompendo com isso um ciclo de desmandos, incompetência, perseguições, omissão e desrespeito com os nossos valores. 

Por mais imperfeito que seja, o sistema democrático ainda continua sendo o mais justo e liberto, pois quando a maioria da população está descontente com a situação, vai às urnas e faz valer a sua vontade. Por aqui as coisas mudaram. 
Agora...Após passar a choromingueira, o prefeito eleito já deve estar pensando em compor a sua equipe de governo, que juntos a partir de janeiro, serão responsáveis pelas ações que o povo antoninense tanto espera. Nesta hora é preciso de ambas as partes, deixar algumas diferenças de lado e somar esforços para que a nova administração possa resgatar o tempo perdido dos últimos anos e pensar somente no desenvolvimento de ações que venham melhorar a qualidade de vida de toda a população. 
Precisamos recuperar a nossa auto-estima, fazendo com que a nossa juventude acredite que possa crescer junto com a sua cidade; que o nosso idoso continue contando as suas histórias de glórias, mas presencie com prazer este novo momento e deslumbre com um possível futuro melhor para seus netos. Que a nossa cultura seja respeitada, tratada, desenvolvida e divulgada como a essência da nossa existência; e a natureza seja entendida como primordial para o nosso desenvolvimento, recuperando nossos rios, nossas matas e principalmente a nossa assoreada e poluída baía. É preciso melhorar os serviços essenciais de saúde, segurança, habitação, educação, transporte urbano e investir principalmente na criatividade do nosso povo, como meio de geração de renda. Pequenas ações de limpeza, iluminação e pintura em nossas praças e em nossos equipamentos turísticos contribuirão para uma imediata recuperação do nosso turismo doméstico, complementado por um Plano Municipal de Turismo que deverá ser gerado em conjunto com a sociedade organizada: hotéis, restaurantes, serviços, empresários, artesões...Etc. Políticas agrícolas precisam ser incentivadas para atender os nossos pequenos produtores e impulsionar os agricultores que serão beneficiados com assentamentos regularizados pelo Governo Federal. Enfim, Antonina precisa ser passada a limpo, deixar para trás o tempo perdido e olhar para frente com esperança de dias melhores. 
Temos consciência da responsabilidade que tem o futuro prefeito, e das inúmeras dificuldades, de toda a ordem que irá encontrar. Mas a maioria da nossa população clamou por mudanças e acreditou que o maior compromisso da próxima administração é com a nossa cidade e uma cidade nada mais é que a sua natureza, sua história, sua paisagem arquitetônica, suas ruas e vielas...Enfim sua gente. 
Democracia é muito bom. E de quatro em quatro anos a gente pode trocar os governantes e encher os nossos pulmões de esperança. Mas se tudo não passar de um sonho, a gente começa tudo de novo, votando mais uma vez daqui a quatro anos. 

N.E.Blog _ Ontem, primeiro de janeiro de 2013 aconteceu a posse dos novos gestores municipais. Responsaveis pela administração da cidade até 2016, eleitos em 08 de outubro. Mas parece que passaram oito anos e o cenário continua o mesmo. Por isso não é preciso escrever tudo de novo. Mudasse data e personagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.