terça-feira, 16 de abril de 2013

33 milhões para Antonina


PAC DAS CIDADES HISTÓRICAS

Hoje às 10h na Câmara Municipal de Antonina, aconteceu uma reunião aberta a comunidade, onde foram apresentadas as propostas da cidade, contempladas no programa do Governo Federal, conhecido como “PAC das Cidades Históricas”. Os recursos programados para Antonina estão estimados no valor de R$33 milhões. Foram apresentadas pelo Iphan-Pr e Prefeitura Municipal de Antonina as seguintes prioridades, cujos recursos deverão ser aplicados:

1)      Consolidação Estrutural do Armazém Macedo;
2)      Revitalização do Armazém Macedo;
3)      Restauração e Ampliação da sede da prefeitura municipal;
4)      Conservação e Revitalização da Estação Ferroviária;
5)      Relocação da Rodoviária Municipal;
6)      Readequação da Rodoviária Municipal;
7)      Restauração ad Fonte da Laranjeira;
8)      Restauração da Fonte da Carioca;
9)      Embutimento do cabeamento (Centro Histórico);
10)  Sistema de combate a incêndio(Centro Histórico);
11)  Requalização Urbana da Orla Marítima;
12)  Requalização Urbana (Bosque da Matriz);
13)  Requalização Urbana (Centro Histórico);
14)  Sinalização viária e turística (Centro Histórico);
15)  Restauração do Santuário de N.Sra. do Pilar;
16)  Restauração da Igreja do Bom Jesus do Saivá;
17)  Restauração da Igreja de São Benedito.

A reunião foi conduzida pelo Presidente da Câmara dos Vereadores, senhor Márcio Balera e contou com a presença do Deputado Federal Ângelo Vanhoni, do Arquiteto José La Pastina - Superintendente do Iphan-Pr e do Prefeito Municipal.

Após a explanação dos procedimentos, foi aberta a palavra ao público presente que pode, através de inscrição se pronunciar. Várias pessoas usaram do seu direito de expor suas vontades e visões e ficou muito claro a preocupação com a fiscalização dos recursos e a sugestão quase que da maioria, foi no sentido de se criar algum instrumento de Controle Social, que pudesse discutir e fiscalizar o uso desses recursos. O mais rápido seria a nomeação dos Conselhos Municipais.

Momento lastimável
No intuito de corroborar com a empreitada, fiz uma fala – contundente como sempre – cujo início fui bem explícito: “precisamos pensar daqui pra frente”. E propus algumas ações imediatas que pudessem garantir um maior controle e destino dos recursos previstos. Propus ações por parte do Iphan, tais como a realização das Audiências Públicas e de atividades de Concientização e Esclarecimentos sobre o Tombamento junto a comunidade.  Depois ao prefeito ações que gostaria que fossem tomadas, no sentido de melhorar o atendimento a comunidade, com pessoal técnico e competente.
Infelizmente, para espanto de todos, o prefeito João Domero parece não tem entendido nada do que falei. Interrompeu minha fala, se pronunciou totalmente agressivo – marca de suas atitudes - fora do contexto e me agrediu verbalmente, chegando a questionar meu comportamento de ordem pessoal.
Volto a afirmar, que infelizmente “nosso” prefeito vem demonstrando em seus poucos dias de mandato, um total desequilíbrio no tratamento para com as pessoas, que de alguma maneira, tem posições divergentes.
Entristece-me e me envergonha tal procedimento, principalmente partindo de uma autoridade representativa e em um momento onde a palavra de ordem seria: construção. Mas para se construir algo sólido é preciso mudança de comportamento e isso depende de todos.
Solicitei a gravação da reunião e depois de ouvir, saberei tomar as devidas considerações. É uma pena...quando a alma é pequena. Já dizia o poeta.


3 comentários:


  1. Boa noite!
    Eu como Engenheira de carreira da Prefeitura , não fui comunicada da Reunião.
    Gostaria de ter estado lá para fazer varios questionamentos, principalmente sobre a criação do Conselho Gestor e sobre a parte de investimento que poderá ser utilizada por particulares ( como via funcionar, quais tipos de projetos poderão ser inscritos, onde será a inscrição , etc).
    Mas , a tarde , conversei com o Secretário de Planejamento e Obras -Alexandre Franco Parodi, que esteve presente na reunião e vai me relatar a mesma.
    Você , como morador , e que foi o único e um dos primeiros , que executou um restauro em sua residência, bem lembrado, esteve lá e a comunidade foi bem representada.

    ResponderExcluir
  2. Lamentavel, isso não é conduta de um administrador publico,o nosso prefeito deve rever a sua postura como pessoa e principalmente como pessoa publica.

    ResponderExcluir
  3. Como pode a "engenheira de carreira da Prefeitura", desde o início dos anos 1990, e que conhece os meandros do Patrimônio Arquitetônico de Antonina não ser comunicada de uma Reunião desta importância?

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e se identifique.