sábado, 27 de abril de 2013

Conselhos Municipais...Vale a pena ler de novo


Publicado em 21/03/2006 e no livro "Tenho Dito" em 2012.
CONSELHOS COMUNITÁRIOS
Os Conselhos Comunitários são instâncias de representação da sociedade, que atuam com o objetivo de discutir, normatizar e deliberar sobre as políticas e as ações a serem desenvolvidas pelo executivo municipal. Os Conselhos em sua maioria são compostos por pessoas representantes do poder público, de entidades e por pessoas representativas na sociedade, para quem ele se propõe. Os conselhos são nomeados pelo prefeito municipal, mas têm autonomia para em qualquer momento ter o seu quadro modificado para mais, desde que seja vontade de sua maioria, não dependendo do referendo do executivo.
A dinâmica de um conselho passa pela diversidade das opiniões. Cada membro pode e deve, dentro de sua representação, expressar com a maior liberdade suas convicções, as quais irão contribuir para a construção de uma “ideia”, uma ação, suas políticas.
Políticos covardes e sem nenhum preparo usam do poder para manipular e colocar dentro destas células, pessoas subservientes, que, ao invés de contribuir com a sociedade, somente estarão a serviço de um grupo, passageiro e transitório. Característica do processo democrático, onde o povo escolhe pessoas para gerenciar os desígnios de suas cidades, estados ou nação. E não para serem donos, mandantes e autoritários.

Nota do Ed. do Blog: Para que tenhamos garantias na transparência dos recursos do "PAC das Cidades Históricas" EXIGIMOS a criação do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, eleito em Audiência Pública. Antonina com Respeito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.