domingo, 19 de maio de 2013

"QUEM MANDA AQUI SOU EU!" em Vale a pena ler de novo?


Publicado em 07/junho/2010 e no livro "tenho Dito" 2012


“QUEM MANDA AQUI SOU EU”

Para ficar informado das ações da atual administração municipal, por falta de um informativo impresso, acesso quase sempre o blog oficial e eventualmente ouço o programa Informativo Municipal, transmitido pela Rádio Serra do Mar, às quartas-feiras. Nessa última semana, 02 jun., estive viajando e não presenciei tal fato.

O programa quase sempre, como o nome diz, informa a nós mortais cidadãos o que de real ou imaginário está sendo feito ou planejado por nossos eleitos e temporários guardiões públicos. Sempre é bom ouvir os secretários e o prefeito relatando alguma coisa.
Quando retornei de viagem, recebi o CD com a gravação do último programa e com muito sacrifício tentei ouvir. Parece que os entrevistados tinham participado de uma seção espírita e receberam o santo errado. O programa virou o “Divã do Pateta”. Uma lavagem de roupa suja insuportável em ouvidos mais sensíveis.
É bom lembrar que o espaço radiofônico é pago com o dinheiro do contribuinte e não deve servir para tanque de lavar roupa. Se nossos governantes não estão suportando comentários e críticas da comunidade, que resolvam de outra maneira ou diretamente com os seus desafetos. Não temos nenhuma obrigação de ouvir tanto “besteirol” ao mesmo tempo.

Entre os desarranjos, está a fala do nosso prefeito, que começou abordar – com muita sabedoria – a importância do turismo... Falou sobre infraestrutura... etc. Mas deu para transparecer que anda meio “mordido” com o pessoal da área e parece ter perdido sua habilidade para lidar com esse tipo de coisa.
É totalmente desnecessário, para um bom administrador, ter que reafirmar sua função e seu papel de gestor. Todo cidadão sabe muito bem da autoridade exercida pelo prefeito e creio que, dentro do bom senso e equilíbrio, não é preciso nos lembrar.
Acho que por aqui não tem nenhum maluco que queira ter autoridade maior que a dele.
Agora, MANDAR é um outro verbo. Que poderá ser conjugado por vários pronomes e pessoas. Nem sempre quem está à frente do poder, manda.
Em uma democracia, a figura do gestor público não deve ser confundida com um “dono da privada”. Aquele que realmente usa e abusa do poder. O gestor pode e deve se auxiliar de ideias e pessoas que possam facilitar a execução dos desejos articulados na campanha. A participação dos pares é algo natural quando a gestão é competente e verdadeiramente democrática. A insegurança gera a necessidade da autoafirmação e também o desequilíbrio.

Acho totalmente desnecessária a fala do nosso prefeito, que tive o trabalho e o desfortúnio de transcrever:

“Vou ser um pouco indelicado... Mas as pessoas que querem mandar, daqui a dois anos tem eleição, então façam como eu... Façam como as pessoas que disputaram a eleição... (Fulano... Beltrano...). Que vão às ruas, tá... E que se candidatem... Ponham a sua vida, sua alma na rua, a alma dos seus amigos, que aceitem as mentiras que vão falar de você, que vão falar das famílias, dos amigos. Que aguentem todas as maledicências e por final que ganhem uma eleição e ai vocês têm o poder”.

Para depois tentar consertar e deixar fluir um ar de democrático:

“Eu acho que a sociedade, ela tem que cobrar, sim, sempre, eu tenho falado isso. Tem que cobrar por todos os seus meios, pela Câmara de Vereadores, pelas associações que representam, seja de bairro, seja profissional e mesmo individualmente. Eu tenho direito, não só o direito... Eu tenho o dever, que a democracia se estabelece assim, a gente já demonstrou várias e várias vezes que nós estamos abertos a isso”.
Vamos fazer a Conferência Municipal do Turismo...”

Se ainda resta alguém preocupado com a atual administração e se propõe ajudar, que loucura... O Canduca teria mais que aproveitar, pois seu índice de desaprovação já está lá nas alturas. Mas ainda dá tempo de fazer uma boa composição política e melhorar a participação da sociedade. Prefeito sem comunidade não funciona, mas comunidade sem prefeito consegue fazer alguma coisa, mas demora um pouco. E por que não juntar as pessoas de boa vontade?

Acho que nosso prefeito Canduca está precisando é de um bom anjo da guarda. Como velho visionário, indico que ao acordar ouça primeiro o anjo Candura (dócil, realista, pé no chão, de todos os dias). Irá lembrar que o poder deverá ser exercido, pois o povo o delegou, mas que não deve fazer sua cabeça. Já o outro, o anjo Caduco (dos puxa-sacos, dos fofoqueiros, dos maledicentes, dos poderosos, dos ignorantes), não o ignore, mas faça se passar despercebido. Assim voltaremos a ter o Canduca que acreditamos e votamos, para começar as mudanças em nossa cidade. Se é que ainda dá tempo.
Acorda!

N.Ed. do Blog: Infelizmente as atitudes arbitrárias continuam as mesmas na atual gestão do senhor João Doberro, digo Domero (um chiste de linguagem - Freud explica). Agora ainda com agravantes de agressões físicas e intimidações. Nossos "mandatários" precisavam antes de se candidatar, frequentar algumas sessões de psicanálise. Credo....quanto despreparo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.