quarta-feira, 11 de setembro de 2013

DE CURITIBA A ANTONINA: DOIS ALEMÃES NOS TRILHOS

Primeiro de novembro de 1929…
Aproveitando o feriadão de Finados, dois alemães (suponho que de segunda geração) Hugo Hegenberg e Arthur Wischral – tomam o trem na Estação Ferroviária de Curitiba. Trata-se do antigo edifício à Praça Eufrásio Correa, hoje massacrado por um volumoso e hostil edifício, diante da amena e cordial Praça Eufrásio Correa.
 A Serra do Mar é transposta rapidamente e sem maiores considerações filosóficas,além da “monotonia das florestas brasileiras”, e menção às “alegres cachoeiras”, “tranqüilas florestas” e “gigantescas montanhas”.
Passam Porto de Cima e chegam a Morretes, onde têm interesse despertado pela Fábrica Paranaense de Papel – hoje abandonada – e a visitam, com autorização do proprietário Bergam. A matéria prima é o jasmim muito abundante na região, misturado com outros materiais – inclusive, reciclados. A mistura é cosida, as fibras são selecionadas, é prensada, seca, bobinada – e finalmente, cortada em folhas para comercialização.

Leia matéria completa: http://keyimaguirejunior.wordpress.com/2013/09/07/de-curitiba-a-antonina-dois-alemaes-nos-trilhos/

N.E.do Blog: Agradeço a dedicatória do autor do blog prof. e amigo Key Imagire Junior. Adoro vcs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.