terça-feira, 15 de outubro de 2013

ENTREVISTA I *

Como você descreveria a identidade do povo antoninense?

Nós sofremos um grande problema de identidade com a falta de perspectiva econômica, pois estamos há mais de trinta anos tentando sobreviver ao golpe econômico que aconteceu a partir da ditadura de 1964. Com o fechamento de indústrias e do porto, e investimento maciço na área portuária de Paranaguá, a nossa economia foi à decadência. Então, quem mais sofre com a decadência econômica é a população. Seus filhos precisam sair dos seus locais para encontrar novos horizontes. Nisso eu me incluo, porque saí daqui com 21 anos e retornei com 54. Penso que hoje vivemos um momento de resgate da identidade cultural, porque temos a possibilidade de desenvolvimento de um projeto de recuperação da história da cidade, quando o governo federal decreta o tombamento da cidade como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Acho que aí começa um novo período, que é o resgate da nossa auto-estima a partir da reconstrução da nossa história. Hoje, a história de Antonina pode ser considerada latente, mas não patente. Se precisarmos de uma documentação histórica, contamos somente com o livro do Ermelino de Leão, mas essa obra é de 1918, ou seja, passamos quase um século sem contadores de história e pesquisadores. Então, acho que temos um problema de falta de identidade.

Se não temos uma identidade formada, temos algumas características. Você pode falar dessas características?

Eu diria que vivemos em uma cidade com vocação natural para a atividade portuária, tanto é que até a metade do século XX, ela foi sempre explorada como o maior polo econômico e portuário do Paraná. Ela ainda tem essa vocação, mas, com o desenvolvimento econômico mundial, ela deixa um pouco essa sua vocação e sua atividade econômica se volta ao turismo. Infelizmente as autoridades municipais, estaduais e federais ainda não deslumbraram essa vocação que a cidade tem.
Hoje, com o tombamento, não se pode instalar indústria poluente, tem que ser indústria criativa. A característica da cidade é seu espírito e vocação turística e ecoturismo, porque além de fazermos parte de um processo de proteção cultural, Antonina faz parte de uma área de preservação permanente. Então, temos tudo para crescer, nossas características estão abertas, temos um potencial enorme para o crescimento sustentável. Essa é uma das nossas características - que eu percebo. Sem dúvida, a parte cultural e que me toca - porque me dediquei à vida inteira a essa área - é o nosso maior potencial, através da sua história, do seu memorial arquitetônico, dos seus eventos, das suas festas religiosas, pagãs e culturais. Antonina já tem alguns marcos culturais como eventos, mas precisa desenvolver-se como sendo ela mesma o evento permanente, e não acontecimentos isolados. A cidade precisa ser um marco cultural o ano inteiro, tem potencial para isso, é conhecida nacionalmente, mas desconhecida localmente.

Continua...na próxima semana


*entrevista realizada em 18.05.2013 a Beatriz Helena Furianetto (doutoranda da UFPR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.