segunda-feira, 14 de julho de 2014

Antonina dos meus dias.

Em 1980, a Secretaria de Estado da Cultura e do Esporte do Paraná, em parceria com a Funarte editou meu primeiro álbum fotográfico, intitulado “Antonina dos meus dias”. Foram publicadas 60 fotografias em preto e branco, registradas no final da década de setenta. Com textos do artista Cleto de Assis e do crítico de arte Ennio Marques Ferreira.

Em 1994, a Editora da UFPR demonstrou interesse em republica-lo, ampliando o período de registro das imagens das décadas de setenta a oitenta. Foram substituídas trinta fotos e a edição preservou o mesmo formato e tamanho, nasceu o “Antonina dos meus dias – Revisitada”. 
Com texto do professor Sérgio Kirdziej.

Agora, 34 anos após a primeira edição e 20 anos da edição “revisitada”, a Editora da UFPR reedita o mesmo livro/álbum – nova capa e diagramação. Com prefácio do professor e arquiteto Key Imaguire Jr.
Para mim é questão de orgulho, vivenciar a reedição de minha primeira obra. Principalmente, por se tratar de imagens feitas sem outro compromisso além de simples registro, mas por tornar novamente acessível ao público, imagens da minha eterna e querida cidade natal.
Obrigado a todos, que de alguma maneira contribuíram para que, a minha rápida passagem neste diminuto canto do planeta fosse registrada com rasa pegada.

Algumas citações:
"...Mesmo comprovando que a ruína também é bela, Eduardo Nascimento não deseja que seu recado se transforme em uma mensagem de pessimismo ou desesperança. Mais parece, isto sim, uma demonstração de incontida ternura a essa Antonina que ele cultua, mas que, como amante possessiva, o mantém submisso e dependente".
Ennio Marques Ferreira Out.1980

"A Guarapírocaba da primeira vila não quer avenidas largas, nem muitos automóveis em suas ruas, nem mesmo para relembrar os tempos áureos de um dos portos mais movimentados do Brasil. Antonina quer, talvez, apenas reformar o seu vestido, alinhar as suas casas antigas, estender maior bem estar a seus habitantes. Sem perder a tranquilidade conquistada pela desatenção dos poderosos. Sem deixar de ser a Antonina de todos os nossos dias, a Antonina de Eduardo Nascimento".
Cleto de AssisOut.1980

"...O álbum Antonina dos meus dias, com fotos de Eduardo Nascimento, reúne vestígios do passado a imagens do presente. Artista de sensibilidade, estabelece o vínculo entre o que foi e o que está sendo: material a ser usado no futuro como auxiliar da história".
Carlos Drummond de Andrade Jornal do Brasil-Rio,24.01.1981

"...Por trás destas fotografias está um olhar atento à beleza, aquela que se encontra sempre que se vai disposto a tanto, com os olhos, a mente e o coração abertos".
Sérgio Kirdziej Set.1993 

“Contra todo o poder da mídia capitalista, estimuladora da competição, da poluição, da infernização, essa Antonina documentada pelo Eduardo Bó, eu vejo muito como a Antonina dos nossos dias – aqueles preconizados pelo Domenico de Masi para o homem do futuro”.
Key Imaguire Junior Março de 2014

Primeira Edição 1980
Edição Revisitada 1994
Segunda Edição Revisitada 2014


Lançamento segunda edição
 O lançamento da nova edição acontecerá no próximo domingo, 20 de julho, às 11h30 na sede da Ong Ademadan, Pç. Cel. Macedo 316- Antonina. Como parte do 24°Festival de Inverno da UFPR.



Um comentário:

  1. Boa tarde Eduardo... Eu tenho esse livro a primeira edição de 1980 (eu nem havia nascido), quando era criança aos 11 anos achei-o guardado no guarda roupa dos meus avós, e tenho ele até hoje. Me emociono ver as fotos antigas daquela verdadeira Antonina Feliz.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e se identifique.