terça-feira, 5 de agosto de 2014

E o Parque da Laranjeira?

No dia 04 de novembro de 2013 foi entregue o relatório de estudos do Grupo de Trabalho da Laranjeira, ao Presidente da Câmara Municipal de Antonina, Marcio Balera. Protocolado sob o nº 511/2013.
O grupo intitulado GT da Laranjeira - desde abril de 2012, por livre e espontânea vontade, se reuniu e discutiu possibilidades para a utilização do Bairro da Laranjeira, cuja área foi drasticamente atingida pelas chuvas de março de 2011 e se encontra em total abandono.
O Relatório Técnico entregue para a presidência da Câmara, propõe a criação de uma Unidade de Conservação denominada de Parque Municipal e Natural da Laranjeira. Com isso se pretendia dar maior agilização ao processo de apresentação, discussão e aprovação por parte dos nossos legisladores e rápida aprovação pelo executivo, por se tratar de matéria pertinente, principalmente no momento onde o IPHAN-PR abre licitação para projetos relativos à restauração arquitetônica da Fonte da Laranjeira* e do seu entorno, contemplados no PAC das Cidades Históricas.
O que nos surpreende é que até o momento (nove meses após a entrega da proposta) não houve sequer manifestação da presidência da casa quanto à apresentação da matéria aos vereadores, a não ser em conversas informais. Nenhum edil teve conhecimento.
Por outro lado, o edital de tomadas de preço do Iphan-Pr (Nº 06/2014) conta com dados do nosso relatório, como a limitação de área a ser projetada...Etc. Informações – cremos - passadas pela arquiteta da prefeitura e integrante do GT.
Por se tratar de área que merece tratamento diferenciado e que não mais poderá ser ocupada por habitações permanentes (relatório da Mineropar), seria mais que oportuno à aprovação da nossa proposta, pois as obras de restauração da Fonte, do Mirante e entorno, que viessem a ser executadas pelo Iphan-pr, estariam ainda mais protegidas. Caso contrário os recursos aplicados, em pouco tempo seriam tomados pelo mato.
Senhores vereadores estamos aguardando suas manifestações. Parlem!
E Tenho Dito e feito.
Ato da entrega do relatorio: 04 nov 2013.
Copia do documento

Area proposta pelo grupo e utilizada pelo Iphan
Figura 9 - Mapa elaborado a partir do levantamento topográfico.
Fonte: Grupo de Trabalho da Laranjeira, Relatório Final, 2013.
Participantes do grupo de voluntários: Ailde Mendes Polari, André Garcia, Caetano Cândido Machado, Cássia Fonseca, Eduardo Bittencourt do Nascimento (articulador), Fernando José Dias, Izis de Oliveira Mendes, José Maria Rosa Filho, Julio César Campos, Laís de Oliveira, Mônia L.F.Fernandes, Nelson Mendes, Ruth Fernandes de Oliveira, Wagner Corrêa Santos.

 *A Fonte da Laranjeira integra o perímetro de entorno do Conjunto Histórico e Paisagístico de Antonina que compreende o centro histórico da cidade e o complexo das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo (IRFM), protegidos pela legislação federal, desde fevereiro de 2012, por meio do Decreto lei n° 25/1937.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.