quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Antonina...o 6 de novembro.

Pequena História da Cidade
...6 de novembro
Publicada em 06 de novembro de 2011 
Quando alguém faz aniversário temos a cultura de dar um presente como demonstração de carinho e consideração pela comemoração. Presente também é o denominador de quando nos achamos disponíveis para estar ao lado de quem, ou do que acreditamos. Perdendo a cegueira da paixão com o olhar mais analítico da razão.
Antonina hoje comemora seus 214 anos de fundação, se considerarmos pela moderna historicidade, que uma cidade somente é constituída quando se estabelece sua autonomia política, acontecimento ocorrido com a criação da Vila e da Câmara dos vereadores. E foi exatamente a 6 de novembro de 1797, que nasceu a Vila Antonina por portaria emitida pelo governador da Capitania Geral de São Paulo, Antonio Manoel de Melo Castro e Mendonça, em 29 de agosto de 1797. A Vila substitui a figura institucional do clero/igreja, então denominada Freguesia de Nossa Senhora do Pilar da Graciosa, criada em 02 de maio de 1719.

Leia matéria completa:

N.do Editor do Blog: O amigo e escritor Claus Berg, no livro “Antonina a vovó do Paraná” defende a data de 27 de novembro de 1646 como a fundação da cidade. Relato altamente pertinente e comprovado, quando sita a descoberta da enseada de Guarapirocada (hj baía de Antonina).
No último 12 de setembro próximo passado, a prefeitura através da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou ato solene com edição de selo e tudo mais, comemorando os 300 anos de fundação da cidade (????????). A igreja católica também comemorou. Mas que 300 anos são esses? O 12 de setembro de 1714 é considerado o dia em que foi autorizada a construção da igreja de N.S.do Pilar, isso não poderia ser considerado como fundação.

Precisamos de uma vez por todas, definir a data de fundação da nossa cidade. Sendo que em março de 2010 uma comissão foi nomeada pelo prefeito Canduca, mas seus pareceres não foram considerados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.