domingo, 14 de dezembro de 2014

Antonina, triste realidade. IAP começa a divulgar qualidade da água em balneários do Litoral do PR...

O balneário Ponta da Pita, em Antonina, foi o único local impróprio para banho  no primeiro boletim de balneabilidade da temporada 2014/2015
No primeiro boletim, apenas um ponto, dos 47 analisados, aparece como impróprio para banho. Levantamento inclui praias e rios que também são utilizados para fins recreativos
Gazeta do Povo 11/12/2014 | 18:35 | 

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou nesta quinta-feira (11), pela primeira vez na temporada 2014/2015, como está a qualidade das águas nos balneários do Litoral do Paraná. No total, são 47 pontos analisados, que incluem praias (a maioria) e rios utilizados para recreação na costa paranaense. O balneário Ponta da Pita, na Baía de Antonina, foi o único com a classificação impróprio.

Apesar de ser a primeira divulgação, o IAP fez avaliações com dois recortes temporais, nas quais ambos tiveram resultados idênticos - do ponto de vista da balneabilidade. A primeira verificação foi realizada entre os dias 3 de novembro e 1º de dezembro. A segunda leva teve avaliações feitas de 10 de novembro a 8 de dezembro. Os índices de balneabilidade serão divulgados todas as quintas-feiras, até o fim da Operação Verão, que neste ano é chamada de Verão Paraná.
Nos pontos em que há monitoramento da qualidade da água são colocadas bandeiras para sinalizar a qualidade da água aos banhistas. A bandeira vermelha significa que a água está imprópria em uma distância de 100 metros à direita e à esquerda. Já a azul quer dizer que a área está liberada para banhos na mesma distância. Haverá ainda totens eletrônicos e outros serviços disponíveis durante a temporada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.