quinta-feira, 19 de março de 2015

Restauração do Santuário

Prospecção parede externa 1
Quem visita a Igreja de Nossa Senhora do Pilar, em Antonina, notará alguns vestígios de pinturas antigas externa e interna nas paredes do santuário. É que os trabalhos de pesquisa e prospecção das pinturas estão sendo feitos, por técnicos da empresa vencedora da licitação responsável pela elaboração do projeto de restauro daquele bem.

A restauração do santuário, a cargo do Iphan-Pr faz parte de um conjunto de 08 imóveis que serão revitalizados na cidade, contemplados pelo PAC Cidades Históricas do Governo Federal, com investimento previsto de R$17milhões. No momento das licitações, maio de 2014 - a previsão de entrega das obras revitalizadas era dezembro de 2015.

Antonina é a única cidade do Paraná contemplada pelo PAC/Cidades Históricas, e caso todos os prédios sejam revitalizados, uma das fontes de renda do município, o turismo cultural, deverá ser beneficiado, pois ruínas e monumentos se tornarão em belos e históricos atrativos.

A centenária Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar teve sua construção autorizada em 1714, durante estes trezentos anos passou por inúmeras reformas, cuja documentação descritiva é de difícil conhecimento da comunidade e até dos órgãos de proteção. A igreja é o mais importante marco histórico da comunidade.

Prospecção externa
Prospecção pintura interna
Relação dos imóveis previstos para revitalização:
Estação Ferroviária, Prefeitura Municipal, Fonte da Laranjeira, Fonte da Carioca, Armazém Macedo, Igreja do Bom Jesus do Saivá, Igreja de São Benedito e Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.