quarta-feira, 6 de julho de 2016

PARA PREFEITO VOTE EM...?

Se prepare...vai começar.
Faltando pouco menos de um mês para findar o prazo a realização de convenções partidárias (05 ago - Último dia para a realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador (Lei nº 9.504/1997, art. 8º, caput), os pré-candidatos tentam – a todo custo, garantir seus nomes nas convenções municipais.

Entre o desejo em sair candidato e ser indicado pela convenção de seu partido, existe um árduo calvário a ser seguido. Desde pequenas manipulações iniciais para a obtenção das tais siglas “provisórias” partidárias; na composição da comissão (amigos e parentes quase sempre formam maioria); até as tais “benções” dos padrinhos do escalão superior.
Alguns pretendentes ocupantes de cargos comissionados em governos, quase sempre são chamados a desistirem de suas intenções e são obrigados a “engolir” candidaturas de interesse do sistema. Outros, de partidos com pouquíssima representação governamental, muitas vezes até conseguem lançar candidatos sem nenhuma interferência “vinda dos céus”. Mas que não é fácil...Não é. É preciso ter estômago ou banheiro por perto (para vomitar). Mas é o caminho.

Tem pra todos*
Muitos nomes são comentados pela cidade como pretendentes à candidatura majoritária. Este ano, um fator motivador é a aparição de novos concorrentes, pessoas que pela primeira vez se dispõem a encarar este desafio. Entre elas estão: Fabiano do Terminal, Henrique Scarante e a médica Valéria Fernandes.
Também se apresentam políticos mais experientes, com passagem pelo legislativo, tais como os advogados Luiz Hamilton (Pirulito), Marcio Balera e Luiz Polaco (Diretor da APPA). Somam ainda aos que concorreram no último pleito (2012), Jefferson Fonseca e José Paulo Vieira Azim (Zé Paulo). O atual prefeito João Domero, no que tudo indica, deverá tentar sua reeleição. E mais ainda os ex-prefeitos, Canduca e Munira, que pretendem voltar.

As próximas semanas serão cheias de novidades, e muitos pretendentes deverão ter que tomar “rivotril” para dormir, pois suas intenções estarão sendo manipuladas ao bom gosto do sistema. Muitos serão convidados a se retirar. “Por favor...Para o bem de todos...Tchau!”

Na condição de mortal cidadão, totalmente descrente, mas ainda esperançoso aguardo as definições das candidaturas. Pois em pouco mais de 90 dias, estaremos elegendo alguém para administrar a nossa tão desgastada cidade, para os próximos quatro anos. Espero que não consigamos, novamente, eleger o “pior dos úrtimo”. E tenho dito!



* Os citados como pré-candidatos são nomes que circulam nas redes sociais e nos órgãos da imprensa local. Caso tenha mais alguém, cujo nome desconheço por falta de informação ou traição de memória, peço desculpas.

P.S. 2.7.2016 - Data a partir da qual é vedado a qualquer candidato comparecer a inaugurações de obras públicas (Lei nº 9.504/1997, art. 77).
20.7.2016 - Data a partir da qual é permitida a realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador (Lei nº 9.504/1997, art. 8º, caput).
05.08.2016 - Último dia para a realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador (Lei nº 9.504/1997, art. 8º, caput).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.