segunda-feira, 4 de setembro de 2017

9º Encontro de Arte Moderna/40 ANOS

9º Encontro de Arte Moderna/40 ANOS

cartaz do evento

O Encontro de Arte Moderna - evento realizado pelo Diretório Acadêmico Guido Viaro da Escola de Música e Belas Artes do Paraná foi idealizado no final da década de sessenta, a fim de criar um novo espaço experimental da produção e reflexão com a arte contemporânea para os acadêmicos da Escola.
Vários Encontros aconteceram e ocuparam não somente os espaços da Escola, como de Museus, do Centro de Criatividade e ruas de Curitiba.
Em 1977 tive a honra em ser eleito presidente do Centro Acadêmico, e junto com o corpo discente resolvemos dar uma nova roupagem ao evento, proporcionando aos docentes da Escola, um espaço diferencial para o desenvolvimento de novas propostas.
Planejamos e realizamos o 9º Encontro de Arte Moderna, de 05 a 11 de setembro de 1977, em Antonina. Cidade mágica e aconchegante, aberta para novas experiências com os “velhos mestres” e ávidos discípulos.
Foram realizadas varias oficinas e palestras durante a semana. Participaram os professores Fernando Carderari (pintura), Ivens Fontoura (painel), Luiz Carlos de Andrade e Lima
(desenho e mural), Sergio Kirdziej (aquarela), João Osório Brzezinski (interferência urbana). Tivemos como palestrantes as professoras Henriqueta Penido Garcez Duarte (concerto e música clássica) e Roseliz Roderjan (folclore). Também aconteceram atividades de poesia (?) e construção de pipas (Sergio Moura).
No dia 05 de setembro, os alunos da Escola foram recepcionados na Praça Carlos Cavalcanti pelo prefeito municipal, senhor Paulo Virgilio Savarin e pela musicalidade da Filarmônica Antoninense, que em desfile pelas ruas da cidade deram abertura ao evento.

A hospedagem dos alunos foi nas instalações do Centro Espírita Luz e Conforto e dos professores no Hotel Cangatá. As refeições foram servidas no Restaurante Cruzeiro e as noites eram regadas no trapiche municipal, ao som de um violão a luz de lampião a gás onde se construía um painel histórico de concreto.
Aos poucos uma velha parede ao lado da praça Cel Macedo, dava lugar a um belo painel mural, com alegorias e imagens do cotidiano da cidade, elaborado pelos alunos e integrantes locais. O conjunto de casario em ruína da rua Marques do Herval recebia um tratamento plástico em suas portas e janelas, tornando-o importante na construção de uma nova paisagem. No ultimo dia, o chafariz da Praça foi palco de uma exposição de poesias e pinturas e no Restaurante da Ieda foi oferecido um barreado para brindar o acontecimento.





Pessoas cruzavam olhares diferentes e hospitaleiros, para aquilo que até então nunca tinham presenciado. A Escola também estava surpresa com sua outra indumentária, no litoral e em uma cidade centenária.

Hoje, quarenta anos depois, apenas ficaram as lembranças e algumas coisas que “ a gente nem se lembra mais”. Mas que muitos dos seus participantes irão recordar, pois em 1977, aconteceu em Antonina, o 9º Encontro de Arte Moderna da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Dedico aos protagonistas desta insignificante história.

(amigos e alunos da época – desculpem se houve lapso de memória: Cenira, Denise Bandeira, Eneide Moreira, Geraldo Leão, Ligia Borba, Maria Emilia, Neida Prochmann,  Plínio Verani, Priscila Sansone, Sergio Delagiogomo, Sergio Moura, Selma Oliveira,  Telma Serur, Uiara Bartira e Vera Moura).







Eduardo Nascimento
Antonina, 04 setembro 2017



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.