domingo, 5 de agosto de 2012

HISTÓRIAS E ESTÓRIAS X


Foto da imagem original 1980 do
 Senhor Bom Jesus do Saivá
O roubo da imagem

Na calada da madrugada do dia vinte e nove de janeiro do ano de mil e novecentos e oitenta e quatro, foi roubada a imagem original do Senhor Bom Jesus do Saivá do altar de sua igreja em Antonina. A população católica e devota ao santo se sentiu consternada com a notícia e mais ainda ao constatar o vazio em seu altar.
Toda a polícia investigativa do Paraná, sob as orientações do antoninense o delegado Claus Luiz Berg, se colocou a campo para investigar e tentar recuperar tão importante ícone histórico e religioso.
Nesse período o vazio religioso tomou conta daquela comunidade, causando a necessidade de se mandar esculpir outra imagem, que pudesse preencher em partes a devoção contida por aquele símbolo.
O referido templo, por se tratar de um bem arquitetônico tombado e protegido por lei, coube a SEEC, através da Coordenadoria do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná, a condução dos trabalhos de recuperação da imagem original, chegando até a ponto de encomendar uma outra em substituição.
Na ocasião - funcionário daquela entidade, fui incumbido de contatar com um santeiro para encomendar tal importante tarefa. Portador de uma fotografia e de dados referente às características da imagem original, o santeiro Lafaete Rocha, da cidade da Lapa aceitou tal desafio, e em pouco mais de trinta dias me entregou a encomenda.

A imagem
A réplica encomendada não parecia nada com a original. Era algum centímetro maior e a madeira de cor escura e sem pintura, bem diferente da original - referencia imagética da comunidade. A encomenda foi feita visando as comemorações da festa no dia 06 de agosto daquele ano e não haveria tempo disponível para que o santeiro pudesse fazer uma outra imagem, mais próxima da original. Resolvemos então entregar a imagem à comunidade.
Feito um novo manto, e reconhecida pelo pároco, no dia 28 de julho do mesmo ano, a nova imagem foi recebida com festa em sua nova morada, a Igreja do Senhor Bom Jesus do Saivá de Antonina.
A alegria foi contagiante pelos devotos, mas não deixaram de comentar sobre suas diferenças: o novo santo era moreno e com pernas alongadas - bem diferente do original.
Motivos causadores de murmurinhos e insatisfações das mais diversas.
O Senhor Bom Jesus do Saivá - do santeiro lapeano Lafaete, passou a ocupar o nicho principal do altar de sua igreja e o povo católico o acolheu com fé e respeito.

A volta do original
Claus Luiz Berg*, nos conta que no dia 18 de julho de 1985, a imagem original foi recuperada pela Polícia Civil, na residência de um colecionador de raridades, na cidade de Carangola-MG. E logo após, no dia 28 de julho de 1985 - início das novenas em sua comemoração, retornou ao seu santuário.
Hoje as duas imagens permanecem na igreja. A original está guardada a sete chaves e a outra – do Lafaete – saúda os devotos em seu nicho e nas procissões comemorativas.

Eduardo Nascimento - 05 ago 12

* Berg, Claus Luiz. “Antonina a vovó do Paraná”, 2003, pág.55.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.