quarta-feira, 26 de abril de 2017

A HORA E A VEZ DO TURISMO....VALE A PENA LER DE NOVO?

Publicado em 28/03/2011

A HORA E A VEZ DO TURISMO


Apesar de minha formação profissional não estar ligada ao turismo, venho defendendo há muito tempo que o turismo deveria ser tratado com seriedade em nossa cidade. Tive até uma oportunidade relâmpago – 10 meses – à frente da Secretaria Municipal do Turismo (2005) e quem acompanhou de perto e com conhecimento de causa sabe muito bem que estávamos no caminho certo e em pouco tempo colheríamos bons frutos. Mas, infelizmente os governantes não sabem aproveitar as boas experiências e partem para novas tentativas, sem o mínimo preparo técnico, e esquecem o que é mais importante: a parceria com o empresariado. Pois são eles que fazem do turismo riqueza.
Não é mais preciso dizer que nosso município tem um grande potencial para ser desenvolvido. Temos alguns atrativos interessantes e uma pequena rede de hotelaria e gastronomia de qualidade. Creio que podemos contar com aproximadamente seiscentos leitos e setecentos talheres, que poderiam ter uma ocupação de no mínimo 80% nos finais de semana, caso tivéssemos uma cidade que também disponibilizasse um melhor tratamento de seus equipamentos, uma boa recepção e informação com material gráfico de qualidade e sinalização para facilitar a vida dos turistas.
Precisamos urgentemente solucionar a reforma tão falada e não feita na Praça da Feira-Mar, cartão de visita da nossa baía, que, conjuntamente com o Mercado e o Trapiche, formam um belo equipamento. A limpeza das nossas ruas, praças e logradouros é fundamental para melhorar o visual do conjunto.
Nossos eventos devem ser repensados e tratados com profissionalismo. Temos que transformar nossas festas em geração de renda e emprego. Que se montem barracas, mas que sejam por nós exploradas.
Tenho certeza que temos muito que mostrar e tem muita gente que gostaria de comprar.
Quando tudo isso estiver pronto, sem nenhuma dúvida seremos procurados por várias operadoras, que roteirizarão nossos atrativos e nossas ruas serão tomadas por visitantes e turistas.
Se os empresários continuarem remando sozinhos até podem chegar a algum lugar. Mas se for estabelecida parceria com o público, juntos chegarão mais rápido.
Para que isso aconteça é preciso somente uma coisa: vontade política.

Antonina... Agora é a hora. Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima.

N.Editor do Blog - Hj, a convite do prefeito José Paulo Vieira Azim, ocupo o cargo de Secretario de Turismo e Cultura. Continuo com om mesmo pensamento crítico, mas conto com uma equipe na Secretaria e um grupo de Secretários que faz a diferença. Somado ao empresariado e ao Conselho Municipal de Turismo ( será escolhido no dia 04 de maio) com certeza as realizações irão se concretizar.

3 comentários:

  1. Voce como secretário da cultura tem pelo menos a faca na mao! O queijo poderá vir com o tempo, ou nao, vai depender da tua sorte + capacidade... Enfim. Em janeiro eu fui ate voce e pedi pra que voce fizesse um cadastro dos artistas e artesaos locais pra que a prefeitura indicasse esses cidadaos locais a participar dos eventos promovidos pela prefeitura assim como pelos produtores "forasteiros". Na época você me disse que esta ocupando 100% do seu tempo para organizar o carnaval. Compreensível. Ate porque voce conseguiu realizar uma festa linda no carnaval. Porem logo apos o carnaval você nao organizou tal "lista". Fui informado que alguem estava organizando o calendário de exposições no acervo de Antonina. Te procurei novamente e voce disse que naquele momento nao estavam organizando nada ainda. Eu esperava voce fazer algum contato comigo ja que eu havia te procurado mais de uma vez e voce me disse para aguardar, um pouco mais de um mes depois fiquei sabendo, através do facebook que dia 12/5 aconteceria uma exposicao no predio do acervo com artistas locais e suas visões pictoricas de antonina. Confesso que fiquei bem chateado pois eu sou um artista local, tenho trabalhos prontos mostrando o meu olhar sobre antonina e nao fui convidado a participar, se eu nao tivesse feito contatos anteriores com voce para fazer parte desses eventos tudo bem, mas voce mais uma vez nao se lembrou de mim. Houve tambem o primeiro evento apoiado pela prefeiitura, a festa Encontro das tradições, que fiquei sabendo pelo facebook apesar de ter te pedido pra que me avisasse, me inserisse nos eventos da cidade. Te procurei mais uma vez e vc me respondeu que nao podia me ajudar a expor no evento pois este era produzido por produtores "particulares" e que a prefeitura so havia cedido o espaco. No final das contas de antoninenses expondo no evento so existia o pessoal da cooperscarte. Eu nao nasci em Antonina mas escolhi viver aqui e nesses quase quatro anos que vivo aqui nao consegui furar essa bolha dos locais para ser parte integrante dos artistas criadores de cultura da cidade e nao entendo o porque dessa resistência em me aceitar. Eu nao quero tomar o lugar de ninguem. So quero ser mais um artista local com direito a expor no predio do acervo publico, a participar dos eventos culturais promovidos pela prefeitura ou por forasteiros. Modéstia à parte eu tenho um trabalho artista com qualidade sugiciente pra isso. Eu só quero uma chance eduardo, nao posso te responsabilizar pelo governo anterior, mas por esse voce é o cara. Ja te passei meus contatos, os links com fotos dos meus trabalhos. Posso participar da vida cultural de Antonina que esta desde janeiro sendo organizada e promovida por voce?
    Leandro vilar
    vilar.leandro@gmail.com
    www.lvilar.wordpress.com
    www.facebook.com/doiscapelistas
    www.instagram.com/doiscapelistas

    ResponderExcluir
  2. Caro artista. Meu blog é pessoal...não é da secretaria. Mas vou lhe responder todos os questionamentos. Claro que estou responsavel pelas ações ligadas a Cultura e Turismo. Concordo em tudo que vc falou, vendo de seu ponto de vista. O que tentei lhe explicar em outras oportunidades...ja foi explicado. Mas lhe garanto uma unica coisa: nao temos nenhum motivo de ordem pessoal, contra nenhum artistas...ou sei la quem for.
    Estamos tentando, ainda, arrumar a casa para iniciarmos ações importantes não somente para a cultura, como para o turismo. Podemos dizer que começamos do zero.
    A referida exposição que realizamos, de pintores de Antonina, ja fazia parte do calendario anual do Arquivo...apenas reeditamos, sem nenhum criterio excludente.
    Infelizmente nao encontramos em nenhum arquivo, digital ou analogico, relacao dos artistas da cidade. Por isso estamos realizando um Forum Municipal de Cultura, e se nao tomou ciencia do ocorrido, novamente pedimos desculpas. Precisamos nos conectar mais.
    Tbem quanto aos contatos que me passou, confesso que no dia a dia dos mais diversos compromissos, devo ter guardado em algums lugar, mas...de agora em diante, como ja iniciamos nosso processo do Inventario Cultura da cidade, devera receber todas as nossas comunicações. Alias, estamos com uma pagina no face: Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, onde poderá com mais rapidez, curtir nossas ações e fazer um contato...reclamações e elogios (o que mais temos recebido).
    As coisas públicas tem seu tempo diferenciado, e nossos desejos nem sempre coincidem com as disponibiliddaes, mas estamos trabalhando...e para todos.
    abraço e apareçam.

    Eduardo
    Secretario e Bloguista.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e se identifique.