quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

BOAS FESTAS!

Mensagem virtual de final de ano postado em 2016, revisto e alterado, pois o momento requer paciência e tolerância. Boas festas e um feliz 2023 com saúde e realizações,        
VIVA A DEMOCRACIA!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Mais uma do Divã do Jekiti. No Natal de Luz da Liga...Cuidado com a rede elétrica.

No Natal de Luz da Liga...Cuidado com a rede elétrica.

A partir dos anos 2002 aconteceu o Natal de Luz da Liga. A tradicional instituição filantrópica da cidade, sob a batuta da dupla dinâmica Maria Lucia Correa/Olga Marlene Mussi e diretoria realizaram evento festivo natalino, com a participação dos alunos da escolinha.

A ideia partiu do aceito pela amiga professora Lia Pinheiro – trabalho voluntário, em criar um coral com as respectivas crianças.

Durante os ensaios a diretoria se entusiasmou e começou um planejamento a fim de apresentar o coral nas janelas do prédio da entidade. Assim, elaborado um belo repertório, indumentária adequada, e uma decoração natalina apropriada foi realizado o primeiro Natal de Luz da Liga.

Esse “escrevinhador” aceitou o desafio da direção e produção da festa – voluntário, que, graças a participação e dedicação da comunidade – diretoria, professores, alunos e familiares, emoldurou o espírito natalino da entidade e da cidade, por alguns anos.

Sempre, na última apresentação do coral, programada para o dia 23, o ponto alto do evento era a chegada do casal Noel. No primeiro ano, 2002, eles chegaram de escuna e nos anos subsequentes – até 2006, de trem (ABPF), recepcionados na estação por milhares de crianças com direito a desfile em carro dos Bombeiros, pelas ruas da cidade, abrilhantado pela Filarmônica Antoninense. O desfile tinha como destino a sede da Liga, onde seria realizada a última apresentação do coral das crianças.

Natal de Luz da Liga em 2002

A cada ano o pessoal da organização tentava proporcionar uma novidade para o encerramento. Foram flocos de neve de isopor, balões a gás...e muita música. Uma verdadeira apoteose natalina.

Em 2006, creio que tenha sido o último da série, a presidente teve a “brilhante ideia” – brilhante mesmo, em adicionar fitas metalizadas nos balões a gás que seriam soltados durante a cantata de encerramento.

Tudo pronto, crianças apostas e afinadas, prédio iluminado, o casal Noel aposto nas escadarias e os alunos da escolinha trajados com vestimentas representativas de vários países. Carro de bombeiro, Filarmônica engajada e uma plateia alegre, festiva e empolgante.

Hora do encerramento, mensagem da presidente...e que soltem os balões - azul e branco. E assim, como planejado, música e alegria e centenas de balões ascendem aos céus, quando de repente...breves estouros de curtos-circuitos. Luzes se apagam e segundos de pânico - preocupação para com as crianças. Minutos após volta a energia, e nosso pessoal técnico percebe que as festivas fitas laminadas dos balões a gás ao encontrar a rede elétrica fecharam curto – a fiação não era protegida, causa de toda a queda de energia.

Assustados, mas não desanimados, reiniciamos o término do evento, agradecendo a presença de todos, pedindo desculpas pela ocorrência e desejando um Feliz Natal e Ano Novo de 2007, repleto de saúde e felicidade.  Saudado pela musicalidade da nossa Filarmônica Antoninense, que se despediu interpretando o clássico Jingle Bell.

“Nem sempre tudo ocorre perfeitamente, mas só acontece para quem tenta fazer.”

Cuidado com a rede elétrica.

Eduardo Nascimento  Dez 2022

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

ANTONINA MAR, ARTE E AMOR. 50 anos divulgando a cidade.

Foto do decalcomania original 

ANTONINA MAR, ARTE E AMOR. 50 anos divulgando a cidade.

Hoje ao sair de casa encontrei minha querida vizinha Irene Mariano de Araújo, vestindo uma camiseta branca impecável onde estampava apenas a imagem do logotipo promocional da cidade “Antonina, Mar, Arte e Amor".

Isso me incentivou a contar um pouco da história referente a criação deste slogan/campanha.

Minha amiga Irene Mariano em 06.12.22.

História   No ano de 1972, a prefeitura da cidade, em parceria com o jornal O Antoninense e o Clube Náutico de Antonina, promoveram concurso público para a criação de um slogan que pudesse divulgar a cidade para o turismo. Foram inscritas mais de 140 propostas e a vencedora foi o slogan “Antonina Mar, Arte e Amor de minha autoria.

Na época trabalhava como auxiliar de decorações nas Lojas Hermes Macedo em Ponta Grossa, e a inscrição para o concurso foi feita por minha amiga e vizinha Maria Alice Moreira (in memoriam), que ao saber do resultado imediatamente me telefonou para comunicar.

Em 25 de maio do mesmo ano, foi a entrega do prêmio em dinheiro (não lembro o valor) realizada nas instalações do Clube Náutico (sede social) pelo senhor Alceu Machado (foto) então, antoninense presidente do BRDE, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul.

Recebendo o premio das mãos do senhor Alceu Machado.
25.05.1972
O primeiro passo foi a fabricação de 1.000 decalcomanias – meio de divulgação mais acessível que era colado nos para-brisas dos carros e por onde passava carregava a mensagem – patrocinada pela empresa ESUZA, gerenciada pelo também antoninense Leopoldino de Abreu, que depois virou prefeito municipal (1989/1992). Posteriormente a marca foi inserida em diversos produtos como chaveiros, canecos, copos, cartões etc.

Atemporal  O slogan Antonina Mar, Arte e Amor ultrapassou várias gestões municipais e o tempo o tornou de domínio público, sendo permitido a qualquer cidadão antoninense sua utilização, desde que venha colaborar na divulgação da cidade.

Nesses cinquenta anos (ufa...barbaridade) quase sempre alguém me liga e solicita copia do desenho original, para produção de nova coleção de souvenir. Recentemente foi estampada uma nova série de camisetas pela trupe da amiga Kleise Ferreira da Silva, prosseguindo com sua função principal em divulgar nossa pequena cidade.

Vivendo em uma cidade histórica, mas com diminuta historicidade, sinto a responsabilidade em deixar registrado como e porque continuamos celebrando algo tão singelo que virou simbólico para os antoninenses com mais de cinquenta anos. Viva!

Antonina Mar, arte e amor...Eterno.                                               Eduardo Nascimento 06/12/2022


P.S. Durante a noite, passando pela calçada da Loja Real Brasil, fui “chamado” pelas calçadas: olá...eu também estou aqui! O logotipo do slogan que foi inserido na calçada da antiga loja Casas Pernambucanas, durante a construção de suas novas instalações, em 1982. Vale o registro.

Logo na calçada da Loja Real Brasil 07.12.2022

Caso alguém tenha alguma lembrança e recorte da época, poderá me enviar e será inserido na matéria, como forma de enriquecimento.

Para quem tiver interesse em adquirir uma camiseta com a marca, poderá encomendar através do telefone 99614-8961.