Carnaval é assunto que sempre gostei. Participo desde
criança, quando ainda escoteiro e um dos primeiros foliões da Filhos da Capela
(Escola criada no reduto escoteiro em 1948).
De lá pra cá fiz um montão de coisas e brincadeiras.
Fotografar foi à coisa que mais cometi. Acabo de completar “apenas” 41 anos de
muita chuva e imagem na avenida, tarefa que me legou uma publicação em 2012 : “Carnaval
de Antonina – 35 anos de cumplicidade”.
Mas também me travesti de escandalosa na minha juventude.
Ajudei nas alegorias e enredos em várias Escolas e Samba, desde a Capela, como
a extinta Amigos da Ponta da Pita, a 6 de Novembro...Entre outras.
Em 1996, cheguei até ser homenageado pela Escola de Samba do
Batel com o enredo
“ Eduardo Nascimento e a Antonina dos Meus Dias”.
Um dos carnavais mais marcantes – agora como idealizador
e organizador – foi em 1975, quando sem nenhum centavo, o prefeito da época
- Joubert Vieira , me convidou para organizar a festança. Foi o tal polêmico “Siri
de Ouro e Siri de Prata”. Uma historia de já foi contada aqui no blog.
Anteriormente, lá pelos anos de 1969, também a convite do
então prefeito Romildo Pereira, fui o responsável pela decoração da avenida.
Outra festa marcante foi o carnaval de 1989. O prefeito
Leopoldino de Abreu me convidou para ajuda-lo a pensar o carnaval. Montamos uma
comissão e elaboramos, um dos mais organizados e inovadores carnavais da
cidade. Tivemos decoração de rua com mais de 50 luminárias, arquibancadas,
cartazes, folheteria e camisetas como souvenir.
Novamente em 2005, à frente da Secretaria de Turismo
participei da comissão carnavalesca, resultando em uma bela, animada e
organizada festa. Atingindo e marcando melhorias qualitativas e quantitativa na
demanda.
Agora, a convite do atual prefeito Zé Paulo e a frente da
pasta do Turismo e da Cultura, tive que encarar, em menos de 45 dias, mais um
desafio: organizar e realizar mais um carnaval.
Não dá para comparar as experiências anteriores com o atual
momento, pois hj tudo é mais complexo, principalmente quando o assunto é
segurança. Tudo tem que ser rigidamente pensado e cumprido. São dezenas de
itens com datas e horários a serem cumpridos. Desde um “simples” fechamento de
rua a montagem de palco, banda, iluminação e sonorização adequada. Estrutura da
avenida com iluminação, sonorização, decoração, segurança,
banheiros...Etc...Etc...Etc. Sem esquecer o espaço adequado para receber o
policiamento militar, a Vigilância Sanitária, o Conselho Tutelar e outras
“cositas” mais. E ainda área de alimentação, de circulação, da emergência a
saúde.
Claro isso é apenas um pouco da estrutura pública montada
para a festa dos foliões. Mas tudo necessita estar muito bem limpo... Antes,
durante e após a festa. Praças e logradouros públicos necessitam também estar
limpos, seguros e iluminados.
Mas, para que tudo funcionasse conforme previsto, foi
necessário um batalhão de pessoas. Pessoas determinadas, responsáveis e
conscientes. Dispostas a organização, a mudança – algo difícil de ser aceito
por certos segmentos – com total dedicação.
Todos trabalharam muito. Não vou citar áreas, nem nomes
envolvidos, porque poderia ser traído pela memória. Mas valeu gente!
E a festa. Bem a festa ficou por conta dos nossos foliões.
Que sabem fazer como ninguém.
Nossos Blocos e Escolas de Samba, as Escandalosas e o folião
que saiu na segunda-feira cheia...Cheia de tudo. De alegria e muita
descontração. Aliás, neste carnaval a cidade chegou a ficar cheia de veículos,
pois nunca recebemos tantos foliões, com engarrafamento de mais de sete
quilômetros.
Este foi mais um dos nossos bons carnavais. Desta vez estive
em outro lugar da avenida, mas não deixei de fotografar. Aliás, para rolar a festa é
preciso rolar muito trabalho. E viva o carnaval de Antonina. E tenho dito!
Parabens Bó, a vc e a todo esse povo que trabalhou pra isso. Parabens Ze Paulo, pela coordenação e decisão politica. E parabéns foliões... Acompanho tudo mandando otimas energias sempre... ✨❤️✨
ResponderExcluirFoi realmente um ótimo evento o Carnaval Antonina 2017. Bem planejado (apesar do pouco tempo), bem coordenado pelo Secretário e bem realizado pelos que se envolveram. Começamos bem! Parabéns!
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