sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Divã do Jekiti

Vida de aposentado não é fácil não. Ainda bem que aqui em Antonina tem um local que a gente faz de escritório, confessionário, igreja, atelier, boteco e na maioria das vezes de consultório de psicanálise. Ao menos serve pra desopilar o fígado, rever velhos conceitos e recordar bons momentos: é o Jekiti.
Originalmente, Jiki-ti era o nome de um dos pontos comerciais da então antiga rodoviária municipal, construída em 1955, pelo prefeito Jorge Cecyn. E hoje, o local incorporou o nome e funciona como ponto de ônibus urbano e estudantil. Os dois comércios existentes, atendem mais como cafeterias e viraram ponto de encontro de pessoas, que diariamente se encontram para bater um papo, tomar um bom café e degustar um salgado da Ruth ou do Marcos (Irene). Ali se conta e se houve muitas histórias, principalmente do pessoal da melhor idade – mais que sessenta anos. Que faz do momento um revigorar memorial, de alegria e descontração. Mas tem gente que não gosta nem de ouvir falar no Jekiti:  
são os políticos ocupantes de cargos, que somente frequentam antes das eleições, e depois, parecem ter medo das cobranças, e passam bem longe.

Nosso amigo e frequentador do Jekiti João Renato, foi morar
com a família em Porto Velho-RO. Saudades!
Esta semana os assuntos foram os mais diversos. Tivemos a despedida do nosso amigo João Renato (o guardião da coluna) que foi morar com a filha em Porto Velho – RO; a derrota do Athlético pelo Boca...E outras pérolas, como...Os tempos de escola de vários amigos, o Albari, a Dalila Bú...O Bocalarga...O tempo das grandes festas...Etc.
Com tanta diversidade de assuntos, e muitos da nossa recente memória, achei por bem registrar alguma coisa, e criar no meu blog: www.palavradobo.blogspot.com.br, uma coluna/marcador...o Divã do Jekiti.
Tentar registrar algumas curiosidades, causos, contos e histórias da cidade, contadas pelos amigos, companheiros e assíduos frequentadores daquele local. Aguardem!

2 comentários:

  1. Muito bem! É o articulista dos fatos que pulsam nesta terra aos pés do Pico Paraná. Assim o conheci há 18 anos atrás. Divulgar fatos de nossa cidade, debater, discutir, levam a objetivos que somam e contribuem para o engrandecimento de nossa sociedade. Ah! tem as fofocas políticas que não podem faltar, aliás nem sempre são fofocas, mas sim fatos.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e se identifique.