quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A tamarindo

O Tamarindeiro é o único exemplar centenário da Praça Coronel Macedo. Localizado bem no canteiro central daquele logradouro, passa quase que despercebido pelos transeuntes, apesar de sua altivez.
Já a meninada que fazia daquele local seu ponto de encontro e recreio - lá pelos idos dos anos sessenta – a vê de maneira diferenciada, pois não esquece do tempo que colhia suas frutas – os tamarindos – caídas dos seus carregados e suntuosos galhos.
Apesar de experimentar seu sabor amargo e azedo quando ainda verde, e adocicado e ácido ao mesmo tempo, quando maduro. Nunca soubemos o que fazer com aquela “estranha” fruta, pois não passava de algo exótico e desconhecido dos nossos pais.
Hoje, andando pela praça notei o chão sombreado pela robusta árvore, cheio de tamarindos e resolvi registrar. Colhi alguns frutos e lembrei que um certo dia, meu amigo compositor Relen Salun Berg (in memoriam), me relatou que tinha plantado uma muda de Tamarindeiro - no outro lado da praça - no sentido de garantir ali a permanência daquela espécie, levando em consideração a longevidade do referido e único exemplar. A muda foi feita pela irmã do Relen, com uma semente retirada da fruta daquela já centenária árvore.
Além de colher uns tamarindos e registrar algumas imagens, fui ao encontro do novo tamarindeiro. Hei-lo jovem e robusto que apesar de sua pouca idade – 15 anos – ainda não produz frutos. Mas sua presença valoriza a ambiência daquele espaço contemplativo.
Hoje os dois tamarindeiros fazem parte do nosso patrimônio botânico. E quando a centenária árvore achar de partir, deixará um belo e jovem exemplar para dar continuidade à história desse nosso pequeno recanto. 


O centenário Tamarindeiro


Galhos com frutos

Tamarindos

O jovem Tamarindeiro


















Quer saber mais sobre tamarindeiro?
O tamarindeiro ou tamarineiro (Tamarindus indica L., Sp. Pl. 1: 34. 1753), é originário das savanas africanas, embora seja cultivado principalmente naÍndia. No Brasil, o fruto é bastante consumido no Norte e Nordeste do Brasil.
Árvore bastante decorativa, sua altura pode chegar aos 25 metros. O tronco devide-se em numerosos ramos curvados, formando copa densa e ornamental; as folhas são compostas e sensíveis (fecham por ação do frio), flores hermafroditas amarelas ou levemente avermelhadas (com estrias rosadas ou roxas) que se reúnem em pequenos cachos axilares. O fruto - tamarindo ou tamarino - é uma vagem alongada com 5 a 15 cm. de comprimento, com casca pardo-escura, lenhosa e quebradiça; as sementes em números de 3 a 8 estão envolvidas por uma polpa parda e ácida contendo açucares (33%), ácido tartárico (11%), ácido acético, ácido cítrico.  Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tamarindo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.